sexta-feira, 22 de novembro de 2013

                       Diretor

Para compreender a adolescência

Reportagens ajudam gestores e professores a entender o que se passa durante esse período da vida dos jovens

Eles andam em grupos e seguem modas. Muitos são rebeldes e agressivos. Estão na fase de violar regras e querer mudar o mundo. Entender como são e o que pensam os adolescentes é essencial para que a escola obtenha êxito em seu papel de educar. Pensando em como ajudar diretores, coordenadores pedagógicos e professores a trabalhar melhor com esse público, a revista NOVA ESCOLA está fazendo, desde março, uma série de reportagens sobre o que pensam e como se comportam os jovens - conteúdo totalmente disponível
no site

Na edição deste mês, o assunto é drogas. Compreender a relação dos jovens com essas substâncias e por que o contato se intensifica na adolescência é o primeiro passo. A sensação de prazer, a curiosidade e o desejo de transgredir são fatores que contribuem para o agravamento do problema. O consumo de álcool, por exemplo, faz parte da rotina: 65,2% dos adolescentes já experimentaram bebidas alcoólicas, segundo pesquisa do Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas feita com estudantes de 10 a 18 anos de escolas públicas. Outros 5,9% fumaram maconha e 15,5% usaram acetona e lança-perfume. Muitas vezes, o consumo de drogas lícitas ou ilícitas ocorre dentro da escola. Por isso, é preciso pensar na melhor maneira de tratar o assunto. 

Levar os alunos a refletir sobre o tema, mostrando que as consequências são para toda a vida, é uma das formas de incentivar escolhas mais conscientes. Também é importante debater sobre outras formas de prazer imediato e que não são danosos. Vale ressaltar e deixar claro para os estudantes que a abertura para dialogar sobre as drogas não implica na não-obediência às normas estabelecidas em conjunto, como as de não fumar na escola.

Tudo sobre o comportamento dos adolescentes
Ilustração: Daniella Domingues
DROGAS EM FOCO É preciso conversar sobre formas de ter prazer que não sejam danosas à saúde
Os primeiros temas abordados na série de NOVA ESCOLA sobre os adolescentes foram:

- A busca da identidade Regras e proibições costumam provocar os mais diversos comportamentos rebeldes nos jovens. Contestar opiniões, querer inovar e começar a pensar no futuro são atitudes que estão relacionadas à fase em que o adolescente passa por uma importante mudança cognitiva - a conquista do pensamento abstrato - e redefine conceitos fundamentais para a formação da identidade. Essa conquista não está relacionada simplesmente à maturação biológica e à idade cronológica mas também aos estímulos que cada indivíduo recebe.

- A importância do grupo Na puberdade, a tendência é que o adolescente se afaste da rede protetora da família e busque referências nos amigos e outros adultos para se formar como sujeito. Nessa hora, os colegas de escola crescem em importância. Novos comportamentos e valores vêm à tona e é em quem eles vão encontrar segurança para lutar contra a angústia da solidão, típica
dessa fase.

- A construção da sexualidade É nessa idade que o prazer começa a se dirigir para o outro. O jovem experimenta a sensação de luto por perder o corpo de criança e de surpresa pela formação de adulto. Ele precisa aprender a lidar com o desejo e isso provoca uma série de sensações desconhecidas.

Além de aspectos do comportamento dos adolescentes, a página do site também trata de temas relacionados às crianças, como a importância dos rabiscos e da evolução do desenho infantil como parte do desenvolvimento cognitivo e expressivo dos menores. O bullying(agressão física e verbal aos colegas) e o cyberbullying (quando praticada pela internet) são, ainda, outros assuntos discutidos.

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