terça-feira, 19 de novembro de 2013

Gestão Educacional
O financiamento pode auxiliar os estudantes a concluírem a graduação 
Notícia disponibilizada no Portal www.cmconsultoria.com.br às 09:13 hs.
19/11/2013 - Com a divulgação dos resultados dos vestibulares das universidades privadas chega o momento de os calouros providenciarem as matrículas. É a oportunidade de ingressar na graduação e traçar novos objetivos na vida.

Para muitos desses estudantes o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma alternativa viável para a conclusão dos estudos, com a diminuição dos valores das parcelas.

Com o Fies o estudante pode concluir o curso e terminar de quitar sua dívida posteriormente.

Os juros do financiamento são de 3,4% ao ano. O financiamento pode ser solicitado por meio do site SisFIES. Para se inscrever a renda familiar bruta do estudante não pode ser superior a 20 salários mínimos.

Será vedada inscrição de alunos cujo percentual de comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita seja inferior a 20%. Também é exigido que o estudante tenha realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir do ano de 2010.

Os interessados devem ficar atentos, pois só poderão ser financiados os cursos de graduação com conceito maior ou igual a 03 no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Também existe a necessidade de um fiador para o financiamento, com exceção dos alunos bolsistas parciais do ProUni, estudantes matriculados em cursos de licenciatura e alunos que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio e que tenham optado pelo Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC).

Além desses detalhes, é importante que o aluno obtenha informações sobre as regras diretamente com a instituição em que deseja fazer a faculdade. Viviany Silva, analista financeira e responsável pelo setor de bolsas e financiamentos da Faculdade Opet, de Curitiba, destaca que a procura pelo Fies é significativa na instituição, entre novos e antigos universitários. “Muitos alunos procuram o Fies, recorrem ao sistema para poder continuar o curso, por enfrentarem problemas financeiros. O Fies ajuda o aluno a não desistir no meio do caminho. Os novos alunos também procuram, mas com menos frequência”, diz Viviany.

Ela explica que os gastos extras que surgem durante o curso conscientizam muitos estudantes sobre a necessidade do financiamento. Na Opet, a maior procura é pelos financiamentos entre 75% e 100%. “Os juros são os mesmos, então muitos alunos optam por 100%”, diz a analista. No próximo ano a Opet abrirá o processo do Fies a partir de 15 de janeiro. “O quanto antes for feita a solicitação melhor”, alerta Viviany.

Os alunos que adquirem o benefício precisam fazer o pagamento referente aos juros a cada três meses. Para isso precisam imprimir boleto bancário da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, ou ainda disponibilizar uma conta corrente desses bancos para débito automático.

Daniele Ribaski, responsável pelo Fies na PUCPR, afirma que por lá a procura pelo financiamento também é grande. “O Fies sempre teve procura na PUCPR. Aumentou, pois agora o período fica aberto o ano todo para a simulação e contratação do financiamento e antes era estipulado pela Caixa em calendário definido”, afirma. Ela destaca que os percentuais de financiamento procurados variam conforme cada curso.

Quanto aos prazos, Daniele esclarece que os alunos devem solicitar dentro do semestre em que estão matriculados, realizar os procedimentos de inscrição no site SisFies e gravar sua inscrição nas datas estipuladas pela PUCPR. “Após a gravação o aluno deve protocolar este e as documentações no SIGA de cada câmpus da PUCPR, e deve obedecer ao prazo de 10 dias corridos para a validação das informações na instituição de ensino”, explica.

Após formado o aluno terá um ano e meio de carência e deverá continuar pagando trimestralmente os juros estipulados pelo seu contrato. “Depois deste período deverá realizar o pagamento do financiamento, que será realizado mensalmente pela instituição financeira em que o aluno contratou seu financiamento”, esclarece Daniele.

A Universidade Positivo também tem grande procura pelo Fies. A instituição disponibiliza uma landpage em que podem ser conferidas as informações pertinentes ao Fies. Para acessar a página clique aqui.

No site do Fies há as informações dos procedimentos de inscrição e também as simulações dos valores que podem ser verificados pelo aluno e sua família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário