quinta-feira, 14 de novembro de 2013

                   Ensino Médio

Proibir é a melhor solução?

Discuta com os alunos os impactos da Lei Seca americana no consumo e na qualidade das bebidas e na proliferação do crime organizado no país

Objetivos
- Compreender o contexto em que foi adotada a Lei Seca nos Estados Unidos
- Perceber como a adoção de leis proibicionistas estimulou o crescimento do crime organizado
- Compreender e refletir sobre as justificativas de políticas proibicionistas em diversos momentos históricos

Conteúdos
História dos Estados Unidos: Século XX

Anos
Ensino Médio

Material necessário
- Cópias da reportagem "Estados Unidos da maconha" (2347, 13 de novembro de 2013)
- Projetor de vídeos conectado à internet para exibição do vídeo "A Lei Seca nos Estados Unidos", disponível aqui.
- Cópia do filme "Os Intocáveis"(Brian De Palma, 119 min., Paramount, paramountpictures.com.br) para exibir à turma.

Tempo estimado
Quatro aulas

Introdução
Não é tarefa fácil propor uma aula sobre leis proibicionistas, partindo da Lei Seca adotada nos Estados Unidos no início do século XX. É sempre possível problematizar essas questões, mas geralmente, elas estão cercadas de polêmicas. Por isso, é importante ressaltar para os alunos o quanto essas leis envolvem questões para as quais ainda não há um consenso na sociedade. A ideia principal é dar mais subsídios para que os alunos possam formar suas opiniões, entender a ideologia por trás de visões antagônicas sobre o problema e analisar os prós e contras de cada abordagem.

Desenvolvimento
1ª Etapa
Inicie a aula perguntando aos alunos se eles já ouviram a palavra gângster e o nome de Al Capone. A partir das respostas, inicie a aula com o contexto em que a Lei Seca foi adotada nos Estados Unidos. Comece falando que, desde o século XIX, várias lideranças políticas e religiosas dos Estados Unidos defendiam que as bebidas alcoólicas deveriam ser amplamente combatidas pelo governo. Muitos defensores da ideia afirmavam que a proibição das bebidas poderia ajudar no desenvolvimento da nação. No ano de 1917, essa possibilidade ganhou novos reforços. Continue a aula levantando a seguinte questão: o que estaria por trás da adoção dessa lei? 

2ª etapa
Após levantar a discussão, explique que, em 1917 os Estados Unidos entraram na Primeira Guerra Mundial contra as tropas da Alemanha e do Império Austro-Húngaro. Os custos gerados pelo conflito exigiam que o país racionasse os alimentos de todas as formas possíveis. Assim, o gasto de trigo e outros cereais para a fabricação de bebida era algo a ser evitado. Mostre também aos alunos o seguinte fato: consumir cerveja e vinho (bebidas típicas dos alemães) consistia em um ato antipatriótico.

Diante disso, em 1920, o Ato Volstead (homenagem a Andrew Volstead, deputado que liderou a iniciativa da lei) ou Ato de Proibição Nacional entrava em vigor afirmando que qualquer bebida com mais de 0,5% de teor alcoólico seria intoxicante e, portanto, teria sua fabricação, venda, distribuição e consumo proibidos. Neste momento da aula, use o vídeo com imagens da época mostrando as contradições da lei.

Passe o vídeo e levante duas questões: a primeira seria sobre o fato do próprio presidente da República proibir, mas beber reservadamente. A segunda questão seria sobre a formação dos speakeasies, os famosos bares clandestinos frequentados por quem não aceitava a rigidez da lei adotada. Esses bares eram, em sua maioria, subterrâneos e neles era preciso falar baixo (speak easy, em inglês) para não chamar atenção.

Nesse momento da aula, faça um contraponto com a criação de bebidas incrementadas. Esse hábito foi difundido para mascarar o gosto ruim da bebida clandestina - um bom exemplo é o bloody mary, à base de suco de tomate, que teria sido criado durante a proibição. Ressalte que as bebidas não eram ruins só no gosto. Muitos uísques, runs e gins da época continham substâncias tóxicas na fórmula, como alvejantes, solvente de tinta e formol. A baixa qualidade das bebidas contribuiu para muitos casos de morte por cirrose nos Estados Unidos na época que a lei vigorou (1920-1933).

3ª etapa
Após levantar as discussões e organizar um pequeno debate, explique que leis proibicionistas são sempre polêmicas, e quando a rigidez é muito grande, sempre aparecem pessoas que vão dar um jeito de burlar a lei.

Por isso, a criação de bares clandestinos e o surgimento dos famosos gangsteres, homens que burlavam a lei e enriqueciam vendendo bebida ilegalmente. Retome a pergunta pergunta inicial: se algum aluno já ouviu falar em Al Capone.

Alphonsus Gabriel Capone, filho de imigrantes italianos, nasceu em Nova York em 1899. Conheceu John Torrio (um já famoso gângster) aos 14 anos e, com a Lei Seca em vigor, passou a auxiliá-lo no contrabando de bebidas em Chicago. Quando Torrio foi alvejado por rivais de outras gangues, Al Capone expandiu seu império ilegal para cidades como Saint Louis e Detroit, entre 1925 e 1930. No auge de sua carreira, ele controlava informantes, casas de jogo, bancas de apostas em corridas de cavalos, clubes noturnos, destilarias e cervejarias. Chegou a faturar 100 milhões de dólares por ano durante a Lei Seca e foi um dos homens que mais desrespeitou essa lei. Em 1931, foi condenado a onze anos de prisão pela justiça americana por sonegação de impostos. Teve sua pena revisada em 1939 em decorrência do seu estado de saúde (ele tinha sífilis e apresentava traços de distúrbios mentais). Acabou morrendo dessa doença em 1947. É interessante ressaltar que Al Capone foi condenado por sonegação de impostos e não por vender bebida ilegalmente e pelos crimes de morte também cometidos por ele. 

Para finalizar passe trechos do filme Os Intocáveis e promova um pequeno debate para fechar a 3ª etapa da aula. 

4ª etapa
Nesta última etapa, relacione o final da Lei Seca com o contexto da crise de 1929. Explique aos alunos como a crise começou. Ressalte que a prosperidade dos anos de 1920 foi acompanhada de uma febre de investimentos na Bolsa de Valores. As pessoas compravam ações, esperavam algumas semanas e, então, as vendiam com grande lucro. Atraídos pelo lucro fácil, muitos empresários aumentavam artificialmente os preços das ações de suas empresas na Bolsa. A esse fato dá-se o nome de especulação. 

No final dos anos de 1920, o preço das ações já não correspondiam à situação real das empresas. Até que, em um dado momento, uma grande empresa faliu e quando os investidores correram para vender suas ações descobriram que não havia compradores para elas. Em 24 de outubro de 1929, uma quinta-feira, os preços das ações começaram a despencar, o que levou ao crash (quebra) da Bolsa de Valores de Nova York. Tinha início a maior crise econômica enfrentada pelos Estados Unidos.

Ressalte que, com o estouro da crise econômica, a oposição à Lei Seca acabou ganhando mais força. Desta vez, os partidários da revogação alegavam que a liberação das bebidas seria uma boa alternativa para a geração de novos empregos no país. Em março de 1933, o governo americano liberou a produção de cerveja. Nove meses mais tarde, a Lei Seca foi derrubada por completo e, ainda hoje, é a única lei revogada na Constituição dos Estados Unidos.

Finalize a aula, mostrando que, do ponto de vista prático, o fracasso da Lei Seca mostrou que a criação de leis que atingem a liberdade individual é um assunto de grande delicadeza. Segundo alguns estudiosos, a violência ligada ao contrabando acabou ocupando e alargando o espaço de todos os crimes ligados ao consumo de álcool. 

Avaliação
Peça que os alunos assistam ao filme Os Intocáveis e proponha uma resenha crítica sobre o filme que relacione a Lei Seca adotada pelos Estados Unidos em 1920 e o surgimento de gangues que fizeram aumentar o contrabando de bebida e a violência entre os grupos de gângsters.

Nenhum comentário:

Postar um comentário