quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Tecnologia Educacional
GFIMAX dá dicas de como se proteger de novo vírus que chega ao Brasil e sequestra dados de computadores 
Notícia disponibilizada no Portal www.cmconsultoria.com.br às 00:18 hs.
18/12/2013 - São Paulo, dezembro de 2013 - Os alertas de cuidado ao abrir links enviados por e-mail estão mais recorrentes do que nunca graças a um novo vírus que vem se espalhando por computadores de todo o mundo, o Crypto Locker. Segundo a GFIMAX, empresa de soluções integradas de gerenciamento, backup, antivírus, acesso remoto e mail security para pequenas e médias empresas, o novo vírus vem sendo considerado um dos mais perigosos a atacar computadores com o Sistema Operacional Windows, nos Estados Unidos e ao redor do mundo. O vírus, também chamado de "vírus do resgate" atua sequestrando dados e mantendo os arquivos reféns até o pagamento de uma taxa. As maiores vítimas têm sido empresas de todos os portes.

O Crypto Locker é disseminado por meio de e-mails cujos remetentes parecem acima de qualquer suspeita como bancos, correios, empresas de renome ou instituições de ensino, mas, claro, não pertencem realmente a essas instituições. Quando o link é aberto, o computador é infectado e o vírus bloqueia todos os arquivos até que o resgate seja pago.

"Os vírus de resgate fazem com que os arquivos do seu computador fiquem inacessíveis e quando isso acontece você tem duas opções: pode recuperá-los caso tenha feito um backup recentemente - o que eu espero que você tenha feito - ou pode pagar o resgate em até 100 horas e tê-los de volta. O problema é que, muitas vezes, os hackers iniciam uma série de chantagens e cobranças. Caso se recuse a pagar, o usuário ou empresário perde todos os dados sequestrados" explica José Martins, Gerente Regional da GFIMAX para Brasil e América Latina.

Para garantir a segurança dos seus dados e de sua empresa o mais importante é garantir que eles sejam salvos em backups regulares e sempre orientar os usuários sobre regras para abertura de e-mails e downloads de arquivos anexos nas máquinas da empresa.

"O vírus é enviado como imagens JPEG, PDF ou como arquivos do Microsoft Office", explica Martins. "Depois de contaminado, o usuário tem cerca de 100 horas para pagar a taxa, que varia de US$100 a USS$700, para ter os arquivos descriptografados".

Para pequenas empresas e aquelas que contam com assistência de TI terceirizada, uma boa opção são os serviços de gerenciamento remoto em nuvem, que já contam com antivírus, sistemas de backup e atualização de sistemas pré-programados, como é o caso do GFIMAX. A proteção contra Malware do GFIMAX - que já é utilizado por prestadores de serviço na proteção de mais de 250.000 clientes ao redor do mundo - é baseado no premiado VIPRE do ThreatTrack SecurityT e pode ser vendido como um serviço à parte ou como parte do portfólio de serviços do GFIMAX.

O Crypto Locker não é o primeiro e não será o ultimo vírus a atacar usuários e empresas. Por isso, para se proteger deste e de outros agentes de risco é preciso seguir três regras importantes:

1. Sempre faça o backup periódico de qualquer informação disponível em seu computador que não possa ser perdida (pastas, documentos, imagens);

2. Evite abrir qualquer link no seu e-mail, pois pode ser um vírus, não importa quão confiável o remetente possa ser, evite. (Um método recente de disseminação de vírus utiliza o nome de um amigo para enviar e-mails contaminados);

3. Lembre-se: problemas no computador sempre acontecerão, é só uma questão de tempo. Seja por meio de um vírus de Crypto Locker, falha técnica ou outro incidente, nada em um computador é para sempre. Se deseja preservar seus dados faça a manutenção regular dos sistemas com aplicativos confiávei s.

Sobre a GFIMAX

Fundada em 2003, a GFIMAX é uma empresa de tecnologia que oferece soluções integradas de gerenciamento, backup, antivírus, acesso remoto e mail security para pequenas e médias empresas e prestadores de serviços de suporte em T.I., com um modelo de negócio baseado em software como serviço, no qual o cliente paga apenas pelo uso das ferramentas.

Mais de oito mil prestadores de serviços ao redor do mundo já utilizam seus produtos, fornecendo suporte com alta tecnologia, de forma simples, e a baixo custo. No, Brasil, a empresa possui pontos de venda em São Paulo e Curitiba e suas principais linhas de produtos no País são Team Viewer, GFI MAX, GFI Software e Monitis.

Sobre a GFI

A GFI Software é uma empresa escocesa de tecnologia que oferece dois tipos de soluções: o GFIMAX, que ajuda gestores de T.I a oferecerem melhores serviços aos seus clientes e a GFI Cloud, que capacita as pequenas empresas para gerenciar e manter suas redes de T.I através do armazenamento em nuvem. A empresa tem recebido inúmeros prêmios e elogios da indústria e é um antigo parceiro Microsoft ® Gold ISV. A GFI conta com milhares de parceiros e possui escritórios nos EUA, Reino Unido, Alemanha, Áustria, Austrália, Malta, Hong Kong, Romênia e Filipinas.

Siga o perfil exclusivo da Trama sobre tecnologia: @tramati
INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Trama Comunicação - (11) 5080-9100 - www.tramacomunicacao.com.br
Jornalistas Responsáveis
Executiva de Atendimento: Camila Sanches - camila_sanches@tramaweb.com.br - (11) 5080-9105
Gerente de Atendimento: Lizandra Cardelino - lizandra@tramaweb.com.br - (11) 5080-9107
Diretora de atendimento: Leila Gasparindo - leilag@tramaweb.com.br

Sobre a Trama

Há 18 anos, a Trama Comunicação desenvolve e executa estratégias diferenciadas de relacionamento e comunicação para empresas e instituições de diversas áreas com foco em tecnologia, educação, inovação e sustentabilidade. Foi uma das agências pioneiras em oferecer e administrar a sala de imprensa das organizações na Internet e postar diariamente releases com informações a respeito dos clientes atendidos, baseada no conceito de comunicação interativa. Preparada para atender marcas com presença na América Latina, possui sede em São Paulo e escritório em Buenos Aires, além de operar internacionalmente por meio de parcerias com agências locais. Entre os serviços oferecidos estão: auditoria de imagem e opinião, assessoria de imprensa, clipping digital, comunicação interna, PR Digital, comunicação interativa (mídia social, blog corporativo, twit ter, podcast, videocast, release 2.0, sala de imprensa interativa), organização de eventos, gestão de crises, media training, planejamento estratégico de comunicação, publicações corporativas, conteúdo para website e relações públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário