quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

                  Ensino Médio

Patrimônio cultural: use a obra de Tomie Ohtake para discutir o conceito

Parta da apreciação de esculturas da artista, que completou 100 anos em 2013, para fazer a garotada refletir sobre esse conceito

Objetivos
- Investigar a arte e as práticas culturais como patrimônio cultural no contexto da cultura urbana;
- Identificar o patrimônio cultural, a memória coletiva, os bens simbólicos materiais e imateriais.

Conteúdo
Patrimônio cultural imaterial e material

Anos
Ensino Médio

Tempo estimado
Duas a três aulas

Material Necessário
- Projetor para exibição de imagens sobre as obras de Tomie Ohtake e do especial sobre a artista publicado no site de Veja
- Materiais para construção de mini esculturas: cola, papel cartão, tesouras, fita adesiva, etc.

Desenvolvimento
1ª etapa
Projete imagens de algumas esculturas de Tomie Ohtake, que completou 100 anos de idade no dia 21 de novembro de 2013. O objetivo desta etapa é motivar uma apreciação da obra da artista. Por isso, não dê pistas sobre a imagem (autoria, dimensão, ano de produção, local de exposição, linguagem) e intervenha questionando:
  • O que veem, sentem e pensam diante de cada imagem, considerando as formas, cores e plasticidade?
  • A que a imagem os remete?
  • Qual linguagem plástica a artista usou para criar a obra: fotografia, pintura, escultura, gravura, tapeçaria, mosaico...?
  • Que título dariam ao trabalho?
Aponte também alguns questionamentos sobre a composição da obra, como:
  • Ela se apresenta em cores ou em preto e branco?
  • Há um ou mais elementos no contexto das imagens?
  • Vocês conhecem estes trabalhos?
  • Quem é o espectador dessa obra?
  • Que mensagem a artista quer discutir com o espectador?
  • Esses trabalhos são de um mesmo autor? Por quê?
  • As pessoas respeitam uma obra de arte exposta na rua?
  • Qual o nome se dá às obras instaladas no cenário urbano?
Conclua apresentando algumas informações sobre as obras, a biografia da artista e fotos dela. Para tanto, acesse o especial organizado por Veja.com. Também é possível encontrar informações sobre a vida da artista no especial realizado pelo jornal O Estado de S. Paulo sobre os 100 anos da imigração japonesa e no site do Instituto Tomie Ohtake.

2ª etapa
Introduza o conceito de patrimônio cultural.
Um pouco de teoria: O que é patrimônio cultural?
Constituem o patrimônio cultural bens de natureza material e imaterial considerados importantes para a identidade de uma determinada sociedade. Segundo o artigo 216 da Constituição Federal "as formas de expressão; os modos de criar; as criações científicas, artísticas e tecnológicas; as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; além de conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico."
3ª etapa
Divida a sala em alguns grupos e peça que eles organizem um pequeno seminário sobre os conceitos de patrimônio material e imaterial para apresentar à turma na aula seguinte. Divida a turma em pequenos grupos e delegue a cada um um enfoque diferente. Explique que eles terão aproximadamente 5 minutos e devem também exibir imagens para ilustrar os conceitos apresentados. Uma sugestão de divisão:
  • Grupo 1 - Patrimônio Cultural
  • Grupo 2 - Patrimônio Tombado (Tombamento)
  • Grupo 3 - Patrimônio Cultural Material
  • Grupo 4 - Patrimônio Cultural Imaterial
Indique possíveis fontes de consulta para as pesquisas:
Deixe que os grupos façam uma pequena apresentação.
4ª etapa
Convide a turma a mergulhar no universo de Tomie Ohtake, cujas obras foram apreciadas no início desta sequência. Para tanto, leve-os ao laboratório de informática para que pesquisem sobre a vida da artista. Solicite que eles façam anotações sobre o trabalho que serão recolhidas ao final do dia. Oriente a pesquisa indicando os sites abaixo. Também peça que eles procurem em um serviço de busca, como o Google, por imagens das obras mais famosas da artista.
Conclua a atividade com a leitura da entrevista “Os sonhos não envelhecem”, publicado pela revista 29 Horas.

Recolha as anotações dos alunos, faça uma leitura e devolva-as na aula seguinte.

5ª etapa
Retome os referenciais teóricos trabalhados nas aulas anteriores. Relembre as diversas linguagens utilizadas por ela (pintura, escultura, tapeçaria e mosaico, utilizadas pela artista nos monumentos apreciados na primeira aula) e as definições de patrimônio cultural material e imaterial.

Apresente as imagens abaixo, da obra “Monumento à imigração japonesa”. Converse com os alunos sobre o trabalho da artista e deixe que manifestem seus olhares quanto a diversos aspectos da obra (suas linhas curvas, a materialidade, as cores e a localização).
6ª etapa
Entregue à turma material para que construam miniaturas de monumentos inspirados no trabalho de Tomie Ohtake. Podem ser entregues: papel cartão de várias cores, tesoura, cola, fita adesiva, etc. Peça que eles busquem, na montagem de sua obra, dialogar com a poética da artista estudada nas aulas anteriores.

Avaliação
Monte um portfólio com as etapas do trabalho. Inclua material de todas as etapas do trabalho (as apresentações utilizadas nos seminários, anotações feitas na pesquisa sobre a artista, notas feitas por você durante as discussões em classe, etc). Avalie a apropriação dos conceitos, a leitura das obras de Tomie Ohtake e, na produção final, o diálogo realizado com as obras da artista.

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