quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

                  Ensino Médio

Enciclopédia Britannica ou Wikipedia? Dá para confiar?

Objetivos
- Discutir e problematizar a adaptação de uma fonte tradicional de conhecimentos certificados (as enciclopédias) para as novas mídias (como sites na Internet).
- Conhecer e diferenciar os processos editoriais de enciclopédias tradicionais, como a Enciclopédia Britannica, das iniciativas colaborativas (como, por exemplo, a Wikipedia).

Conteúdos

- Tecnologias de informação e comunicação.
- Enciclopédias.
- "Wikis" e produção colaborativa.

Tempo estimado
Duas aulas

Material necessário

Cópias da reportagem “Nesta dá para confiar” (Veja, Ed. 2240, 26 de outubro de 2011) para todos os alunos; computadores com acesso à internet para os alunos; computador com recursos de projeção para o professor; e, se possível, alguma edição da Britannica ou de alguma outra enciclopédia disponível na escola.

Introdução
Com os avanços da informática (como uma maior capacidade de armazenamento de dados e facilidade para acesso remoto), as enciclopédias tradicionais, antes disponibilizadas em grandes e pesados volumes impressos, caíram em desuso. Em seu lugar, surgiram versões digitais dessas coleções, inicialmente em CD-ROMs e, mais recentemente, disponibilizadas na Internet. As facilidades da rede proporcionaram, também, a construção coletiva de conhecimentos “enciclopédicos”, como no caso da famosa Wikipedia.
No entanto, a disseminação dessas coleções de conhecimentos levanta questões sobre seus métodos de acesso e sua confiabilidade. Com base na reportagem de Veja desta semana, “Nesta dá para confiar”, e nas atividades realizadas em sala de aula, discuta e problematize a questão com os alunos, procurando demonstrar as diferenças existentes entre o conhecimento “certificado” de enciclopédias como a Britannica, e alternativas “livres”, como a Wikipedia.

Desenvolvimento
1ª aula 
Inicie a aula com um bate-papo sobre as enciclopédias. Procure saber se os alunos possuem acesso a essas obras em casa, ou mesmo na escola. Se algum aluno não conhecer uma enciclopédia, permita que eles manuseiem e explorem, por alguns minutos, os volumes da enciclopédia que você trouxe. Pergunte também a respeito da Wikipedia, procurando saber a familiaridade e frequência de uso dos alunos, em relação a esta ferramenta.
Em seguida, distribua as cópias da reportagem “Nesta dá para confiar” (Veja, 26 de outubro de 2011) para os alunos e realize uma leitura dirigida com a turma. Após a leitura, leve os alunos à sala de informática e divida-os em dois grandes grupos. Você deverá, então, sugerir um tema para pesquisa (por exemplo, a História de sua cidade ou Estado). Um dos grupos irá pesquisar o tema utilizando a Enciclopédia disponibilizada na sala de aula, enquanto o outro deverá utilizar a Wikipedia. Peça que eles façam anotações e comparem os resultados das pesquisas. Se houver tempo suficiente, troque os grupos e sugira uma nova pesquisa, para que todos os alunos tenham a experiência de buscar na enciclopédia impressa e na Internet.
Ao final da atividade, organize uma roda de discussão para que os alunos comentem suas impressões sobre a pesquisa: qual das fontes trouxe mais informações? Em qual delas há informações mais atuais? Qual das fontes parece ser mais confiável? Por quê? Solicite que os alunos registrem suas opiniões no caderno para uma nova discussão na próxima aula.
2ª aula Utilizando o texto de apoio abaixo, inicie a aula com uma exposição sobre as vantagens e desvantagens das enciclopédias “livres” e “colaborativas” – como a Wikipedia –, quando comparadas a iniciativas editoriais mais tradicionais – como as enciclopédias impressas – o caso da Britannica.
TEXTO DE APOIO
Desde o seu surgimento, em 2001, a Wikipedia tem sido acusada de não atender aos critérios de rigor científico esperado de uma enciclopédia: por se basear em um sistema colaborativo “aberto” (qualquer pessoa interessada, desde que esteja familiarizada com as normas editoriais necessárias, pode criar ou editar um verbete), seus conteúdos muitas vezes estão incompletos, ou então sujeitos ao vandalismo. Além disso, afirma o sociólogo Pedro Demo (2010), a grande participação do público faz com que a Wikipedia dê muita ênfase a artigos sobre a cultura popular – os contribuidores da Wikipedia parecem dar “maior importância a uma atriz atual do que a Sócrates”, afirma.

A participação do público, porém, nem sempre é vista como algo negativo: ainda segundo o sociólogo “Uma das glórias (vingança, para muitos) da Wikipedia foi ter sido reconhecida pela Nature como enciclopédia exitosa (...), com a vantagem visível de que a Britannica se atualiza devagar e custosamente, enquanto a Wikipedia está sempre atualizada”. De fato, em matéria publicada em 2005, a conceituada revista Nature avaliou que, em relação aos verbetes de Ciências Exatas, as entradas da Wikipedia possuíam uma qualidade muito próxima aos seus equivalentes em publicações tradicionais, como a Britannica (em parte, isso se deve à atuação de um corpo editorial que procura verificar a maior parte dos conteúdos postados pelos usuários e a crítica dos muitos usuários e colaboradores envolvidos nas publicações na Wikipedia).

Ao compararmos a “enciclopédia livre” aos seus equivalentes mais tradicionais, por assim dizer, deve-se levar em conta também a questão do acesso: ainda que seus conteúdos estejam mais sujeitos a incorreções, a Wikipedia está disponível gratuitamente, para qualquer pessoa com acesso à Internet; é verdade que a modalidade de acesso à Enciclopédia Britannica mais barata, conforme a reportagem de Veja, custa apenas US$ 1,99. Porém, para usufruir dessa vantagem, é necessário um aparelho eletrônico específico, um tablet de uso ainda bastante restrito no Brasil.

De qualquer forma, é importante compreender as vantagens e desvantagens de ambos os tipos de enciclopédias: as mais tradicionais acabam sendo mais custosas, mas estão sujeitas a processos de revisão mais rigorosos (muitos cientistas e ganhadores do prêmio Nobel já colaboraram com a Enciclopédia Britannica); por sua vez, a Wikipedia (e outras iniciativas “livres”) são mais dinâmicas e acessíveis, mas por isso mesmo, mais sujeitas a inconsistências e erros.
Após a exposição, realize mais um debate com a turma. Aproveite esse momento para esclarecer eventuais dúvidas e retomar as impressões dos alunos sobre as pesquisas realizadas na aula anterior. Em seguida, solicite que os estudantes elaborem um texto curto (entre três e cinco parágrafos), comentando o conteúdo das duas aulas. Eles devem ressaltar as questões sobre a migração dos conteúdos “enciclopédicos” para os meios digitais e as diferenças entre as diversas alternativas de enciclopédias digitais existentes. Além disso, oriente os alunos a se posicionarem sobre as formas que eles consideram mais confiáveis para se buscar informações.

Avaliação
Os alunos deverão ser avaliados por sua compreensão geral sobre os conteúdos apresentados e, de forma mais específica, por sua capacidade de compreender as diferenças entre as enciclopédias tradicionais e as iniciativas livres, disponíveis atualmente na Internet. Observe a participação dos estudantes nos debates em sala, na atividade de pesquisa e analise as produções de texto entregues. Além disso, as atividades servem para acompanhar mais de perto a forma como os alunos pesquisam – na Internet ou em livros – e orientá-los a buscar fontes confiáveis.

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