Diretor
Projeto institucional: Rádio na escola
Confira como criar um canal de comunicação para divulgar a produção dos alunos e aumentar a integração com a comunidade
Objetivo geral
Divulgar a produção dos alunos e aumentar a integração com a comunidade.
Objetivos específicos
- Para os gestores Estabelecer um canal de comunicação com a comunidade escolar e favorecer o trabalho em equipe.
- Para os professores Promover a interdisciplinaridade.
- Para os alunos Aprender a se expressar por meio da oralidade e da escrita e conhecer a linguagem radiofônica.
- Para os pais Participar das atividades escolares como ouvintes e também como produtores, enviando sugestões de pauta.
Tempo estimado
O ano todo.
Séries envolvidas
Do Ensino Infantil ao Ensino Médio.
Material necessário
Um computador, um ou dois microfones, caixas de som, amplificador (opcional), mesa de som estéreo, softwares de edição de áudio e programação (existem alguns gratuitos, como o Audacity e o ZaraRadio) e painéis de espuma para isolamento acústico do estúdio.
Divulgar a produção dos alunos e aumentar a integração com a comunidade.
Objetivos específicos
- Para os gestores Estabelecer um canal de comunicação com a comunidade escolar e favorecer o trabalho em equipe.
- Para os professores Promover a interdisciplinaridade.
- Para os alunos Aprender a se expressar por meio da oralidade e da escrita e conhecer a linguagem radiofônica.
- Para os pais Participar das atividades escolares como ouvintes e também como produtores, enviando sugestões de pauta.
Tempo estimado
O ano todo.
Séries envolvidas
Do Ensino Infantil ao Ensino Médio.
Material necessário
Um computador, um ou dois microfones, caixas de som, amplificador (opcional), mesa de som estéreo, softwares de edição de áudio e programação (existem alguns gratuitos, como o Audacity e o ZaraRadio) e painéis de espuma para isolamento acústico do estúdio.
Desenvolvimento
1ª etapa Definição das diretrizes
Organize uma reunião com a equipe gestora e com os professores para discutir a iniciativa, obter o apoio de todos e decidir pontos importantes, como: para qual público o projeto se destina? Os programas serão transmitidos apenas internamente, por meio do sistema de som da escola ou também no site ou blog da escola? Nesse caso, é possível atingir a comunidade escolar e a externa.
2ª etapa Escolha do coordenador
Convide o docente mais interessado no projeto ou aquele com conhecimento sobre o veículo para ser o coordenador. Ele precisa ter disponibilidade no contraturno para orientar a produção - por isso, é melhor ser um docente com jornada integral -, organizar as reuniões de pauta, dividir as tarefas entre os grupos, colocar o programa no ar e avaliar o trabalho dos alunos. Indique a ele um curso de capacitação em educomunicação, oferecido por muitas secretarias e universidades, no qual ele pode fazer oficinas com profissionais da área. Aproveite essa etapa para definir com ele a duração, o horário e a frequência dos programas.
3ª etapa Levantamento da infraestrutura
É possível utilizar equipamentos de que a escola já dispõe - como caixas de som, computador e microfone. Os outros deverão ser comprados ou pedidos em doação. Uma mesa estéreo custa cerca de 200 reais. O aconselhável é reservar uma sala exclusiva para o estúdio, com bom isolamento acústico. Se ela estiver próxima de outros ambientes, a orientação é revestir as paredes com placas de espuma (as de 50 x 50 x 5 cm custam em média 6 reais, cada uma).
4ª etapa Equipe e conteúdos
Convide todos os estudantes para participar do projeto, porém a adesão deve ser opcional. Peça autorização dos pais por escrito para que os filhos possam comparecer à escola no contraturno - e aproveite para convidá-los a participar da iniciativa, enviando propostas de pauta. Convoque a comunidade para sugerir o nome da emissora e faça uma votação. Caso a opção seja por tratar de temas relacionados a conteúdos disciplinares, envolva o coordenador pedagógico e os demais professores no projeto. Eles orientarão sobre os assuntos a serem pesquisados e a melhor forma de fazer isso.
5ª etapa Divulgação
É importante manter a regularidade das transmissões para fazer uma divulgação efetiva da iniciativa. Para isso, utilize as reuniões e os eventos da escola, a imprensa local e o mural de instituições parceiras.
Avaliação
Com o professor responsável, faça periodicamente um balanço do desempenho dos alunos. Observe se eles desenvolveram habilidades em pesquisa, produção de texto para radioleitura e trabalho em equipe. É interessante pedir sugestões e críticas à comunidade para aprimorar o trabalho.
1ª etapa Definição das diretrizes
Organize uma reunião com a equipe gestora e com os professores para discutir a iniciativa, obter o apoio de todos e decidir pontos importantes, como: para qual público o projeto se destina? Os programas serão transmitidos apenas internamente, por meio do sistema de som da escola ou também no site ou blog da escola? Nesse caso, é possível atingir a comunidade escolar e a externa.
2ª etapa Escolha do coordenador
Convide o docente mais interessado no projeto ou aquele com conhecimento sobre o veículo para ser o coordenador. Ele precisa ter disponibilidade no contraturno para orientar a produção - por isso, é melhor ser um docente com jornada integral -, organizar as reuniões de pauta, dividir as tarefas entre os grupos, colocar o programa no ar e avaliar o trabalho dos alunos. Indique a ele um curso de capacitação em educomunicação, oferecido por muitas secretarias e universidades, no qual ele pode fazer oficinas com profissionais da área. Aproveite essa etapa para definir com ele a duração, o horário e a frequência dos programas.
3ª etapa Levantamento da infraestrutura
É possível utilizar equipamentos de que a escola já dispõe - como caixas de som, computador e microfone. Os outros deverão ser comprados ou pedidos em doação. Uma mesa estéreo custa cerca de 200 reais. O aconselhável é reservar uma sala exclusiva para o estúdio, com bom isolamento acústico. Se ela estiver próxima de outros ambientes, a orientação é revestir as paredes com placas de espuma (as de 50 x 50 x 5 cm custam em média 6 reais, cada uma).
4ª etapa Equipe e conteúdos
Convide todos os estudantes para participar do projeto, porém a adesão deve ser opcional. Peça autorização dos pais por escrito para que os filhos possam comparecer à escola no contraturno - e aproveite para convidá-los a participar da iniciativa, enviando propostas de pauta. Convoque a comunidade para sugerir o nome da emissora e faça uma votação. Caso a opção seja por tratar de temas relacionados a conteúdos disciplinares, envolva o coordenador pedagógico e os demais professores no projeto. Eles orientarão sobre os assuntos a serem pesquisados e a melhor forma de fazer isso.
5ª etapa Divulgação
É importante manter a regularidade das transmissões para fazer uma divulgação efetiva da iniciativa. Para isso, utilize as reuniões e os eventos da escola, a imprensa local e o mural de instituições parceiras.
Avaliação
Com o professor responsável, faça periodicamente um balanço do desempenho dos alunos. Observe se eles desenvolveram habilidades em pesquisa, produção de texto para radioleitura e trabalho em equipe. É interessante pedir sugestões e críticas à comunidade para aprimorar o trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário