Gestão Educacional |
O que fazer para uma empresa crescer sem perder a qualidade Notícia disponibilizada no Portal www.cmconsultoria.com.br às 09:17 hs. |
29/10/2013 - Ao expandir uma marca pelo sistema de franquias, o empreendedor precisa ter certeza que o modelo do negócio está sendo replicado de maneira fiel ao original.
Enquanto a rede conta com três ou quatro unidades, o empreendedor consegue saber por conta própria o que acontece com cada uma delas e se todas oferecem a qualidade no atendimento que o consumidor da marca espera. Mas e quando a rede chega a dez ou quinze unidades? Muitas marcas de varejo contam com o apoio de um supervisor de loja, que é responsável por acompanhar a execução da tarefas e dar feedback aos funcionários, organizar o planejamento de compras e análise de mercado varejista, estoque, coleção e aceitação do cliente. No universo do franchising, essas funções são exercidas pelo consultor de campo. O consultor de campo é figura fundamental para a rede, já que o franchising parte da premissa que o DNA da marca deve ser utilizado por outra pessoa, o franqueado, e levado para regiões onde o empreendedor talvez não conseguisse chegar sozinho. A consultoria de campo é um dos principais canais de comunicação das estratégias e ações da franqueadora para a rede franqueada e vice-versa. O trabalho do consultor consiste, principalmente, em realizar visitas às unidades franqueadas, conferindo se o know-how está sendo aplicado e se a loja, no caso a franquia, entrega para o consumidor a promessa da marca por meio dos seus serviços e produtos. É de extrema importância que o consultor de campo esteja alinhado com a sua marca e com seu modelo de negócio, para que ele possa sanar as dúvidas do franqueado com precisão. E, quando necessário, apontar durante a visita quais pontos devem ser melhorados, já que o crescimento saudável da rede depende do bom funcionamento das unidades já existentes. Ao realizar a visita, o consultor pode auxiliar o franqueado a montar um plano de negócios e orientá-lo quanto a melhorias na gestão da unidade e no incremento de vendas. É imprescindível que o consultor alie conhecimento, habilidade e atitudes. Conhecimento sobre a marca, mercado de atuação e concorrência; habilidades como marketing, desenvolvimento de pessoas, legislação, comercial e financeiro; atitude para passar o feedback da visita para o franqueado, independente de o resultado ser positivo ou negativo. Uma equipe qualificada de consultores de campo ou de negócios, como também é conhecido, é fundamental para que uma rede possa crescer de forma estruturada, oferecendo continuamente um ótimo suporte para seus franqueados. Filomena Garcia Colunista Sócia-diretora da Franchise Store, é especialista em marketing e atua há 20 anos nas áreas de negócios , varejo e Franchising. Co-autora dos livros "Franchising - Uma estratégia para expansão de negócios e "Marketing para Franquias" |
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terça-feira, 29 de outubro de 2013
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