sexta-feira, 4 de julho de 2014

Receita para relaxar e renovar as energias: boas leituras!

A partir desta semana, e durante todo o mês de julho, usarei nosso espaço para sugerir leituras que ajudam a aproveitar o descanso merecido do recesso e também podem enriquecer nossa prática profissional, uma vez que não se distanciam de nossa área de atuação: a Educação.
Pensando em alinhavar os temas que discutimos durante esse primeiro semestre, minha intenção é envolvê-los ainda mais na busca constante pelo aprimoramento e o conhecimento. Sendo assim, escolhi o olhar de brilhantes autores para nos guiar nessa proposta.
Como primeira sugestão, para quem ainda não leu ou para quem deseja revisitar aquelas deliciosas páginas, fica a dica: “Ética para meus pais” (*).
Nesse livro, Yves de La Taille, servindo-se do personagem Tomás e de sua família, aborda os seguintes temas: ética, valores e contemporaneidade. O autor premia o leitor com um humor extremamente refinado, levando-nos a refletir sobre situações da vida cotidiana em que pais e professores, mesmo de forma não intencional, assumem prioritariamente valores não morais em detrimento daqueles que deveriam sempre orientar nossas atitudes.
É interessante perceber o compromisso de La Taille, autor e pesquisador da Psicologia Moral, em dar clareza a conceitos complexos da moralidade e relacioná-los ao processo de desenvolvimento humano. Se nas brilhantes publicações anteriores La Taille conversa especificamente com envolvidos em estudos sobre as questões da moral, em “Ética para meus pais” o objetivo principal e certamente alcançado pelo autor foi de atingir, além dos estudiosos do tema, os educadores e os pais.
São relatadas situações familiares e educacionais em que estão presentes temas que já discutimos e que, certamente, continuarão presentes nas cenas cotidianas de nossa profissão: regras morais e convencionais; autoridade e autoritarismo;valores morais e não morais e a lógica da pós-modernidade.
Acreditem: vale a pena conferir! Uma leitura leve e ao mesmo tempo profunda nas reflexões que provoca. Um presente para o período de recesso escolar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário