segunda-feira, 14 de julho de 2014


Início do semestre: hora de planejar e fazer o cronograma das ações de formação dos professores.


Antes do início do semestre, seleciono os conteúdos e elaboro um cronograma para as reuniões de formação dos professores (Foto: Manuela Novais)
Antes do início do semestre, seleciono os conteúdos e elaboro um cronograma para as reuniões de formação dos professores.
O fim das férias está próximo. Por isso, é hora de envolver os professores na volta às aulas e organizar as ações pedagógicas. Para o início deste semestre, tenho em mente a realização das seguintes ações: analisar os dados da escola e das turmas, elaborar um plano de intervenção pedagógica e levantar os conteúdos de aprendizagem dos alunos e de ensino dos professores.
Hoje, vou compartilhar com vocês como costumo estabelecer as minhas ações pedagógicas em relação à formação dos docentes na escola.
Uma das primeiras estratégias de organização é definir quais serão os conteúdos que nortearão os estudos e reflexões que realizarei com eles. Depois disso, planejo o cronograma de execução deste plano que estará aliado à minha rotina diária.
Seleção dos conteúdos
Os conteúdos que farão parte do plano de formação não são selecionados de forma aleatória. Eles são definidos com base em:
  • Observações e registros realizados durante o primeiro semestre em sala de aula
  • Dúvidas e inquietações apresentadas pelos professores depois de trabalhar um aspecto com os alunos
  • Análise dos cadernos das crianças
  • Expectativas de aprendizagens do bimestre/semestre em questão
  • Análise das produções dos alunos
  • Resultados das avaliações externas e internas
  • Metas estipuladas pelos professores no início do ano e durante a elaboração do  plano de intervenção pedagógica  após replanejamento
Com esses dados em mãos, defino quais serão as prioridades.
Como definir as estratégias pedagógicas
Selecionados os conteúdos, analiso quais devem ser colocados em discussão com todos os professores reunidos e quais devem ser tratados de forma mais específica e individual nasreuniões de planejamento semanal. Por exemplo, se o conteúdo for análise de resultado de avaliação externa, prefiro discutir de forma coletiva, mas, se for a devolutiva de uma observação em sala de aula, prefiro que seja de forma individual nas reuniões de planejamento.
Esse plano com detalhes e especificações do que gostaria de focar é compartilhado apenas com a gestão da escolar e não com todos os docentes.
Aplicação do plano de formação
Outra estratégia que realizo depois de definidos os conteúdos é a elaboração de um cronograma para aplicação do plano, sempre levando em consideração o que será individual e o que será coletivo. Faço também uma antecipação de quais condições didáticas serão necessárias para que a reunião de formação aconteça.
Nesse documento, defino o papel de cada um dos envolvidos, as datas dos encontros (elas são definidas com base no calendário letivo), os conteúdos que serão trabalhados, as estratégias pedagógicas que adotarei e quais atividades os professores precisam desenvolver para fazermos alguma reflexão. Ele me ajuda a organizar meu dia a dia e concentrar os meus esforços  na minha função na escola, que é melhorar a prática dos professores.
Com essas duas ações, consigo enxergar como conduzirei o meu trabalho pedagógico e, dessa forma, atingir as metas previstas. 

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