segunda-feira, 9 de junho de 2014

       

        Como falar sobre Aids com as crianças


Nas próximas semanas, todos os blogs de Nova Escola e Gestão Escolar falarão sobre a prevenção da Aids. Esta iniciativa faz parte da campanha Atitude Abril, lançada em fevereiro para tratar do assunto em diversas publicações (saiba mais aqui). Coube ao Direto ao Ponto iniciar essa rodada de debate sobre o tema com professores e gestores.
Recentemente, durante uma capacitação sobre Educação sexual, uma professora me questionou sobre como falar com crianças sobre Aids, uma vez que seus alunos não têm ideia do que seja uma doença sexualmente transmissível (DST).
De fato, há certos termos e conteúdos que, dependendo da idade, da maturidade cognitiva e do interesse dos alunos, não faz sentido trabalhar com eles. Mas isso não quer dizer que a conversa sobre Aids deva ficar restrita ao trabalho com os adolescentes. A criança pode, desde cedo, incorporar conceitos e atitudes muito valiosos para fazer dela um jovem responsável e bem informado sexualmente.
Por isso, sugiro a seguir alguns conteúdos que podem ser trabalhados com os alunos da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
O que ensinar na Educação Infantil 
Desde a infância devemos fomentar comportamentos e atitudes de prevenção que serão aprendidos e aplicados na adolescência. Como esse período é um momento de exploração e conhecimento do próprio corpo, as conversas com a turminha podem ir nessa direção.
Converse sobre os conceitos de saúde e doença.
  • Ensine que elas têm um corpo e que ele precisa receber alguns cuidados, como boa alimentação, higiene e exercícios físicos, para se manter saudável.
  • Conte que muitas doenças são causadas por vírus e bactérias – “bichinhos invisíveis” muito atrevidos que conseguem entrar em nosso corpo. Pergunte que doenças eles conhecem e se a Aids não aparecer entre elas, cite-a para que eles tomem conhecimento de sua existência.
Fale sobre o contágio de doenças pelo sangue.
  • Nessa faixa etária (de 3 a 6 anos), não faz sentido falar sobre o HIV ou formas de contaminação da Aids, mas é muito importante conversar sobre a transmissão pelo sangue e o quanto é importante não tocar no machucado de um coleguinha que estiver sangrando. Encontrei um vídeo na internet muito interessante para trabalhar essa forma de transmissão e a prevenção do HIV com as crianças. (Veja aqui)
A relação de gênero também pode estar presente nessa conversa.
  • A partir dos 3 anos de idade, a criança começa a tomar consciência de que existe o sexo masculino e o feminino. Esse é um momento importante para introduzir no repertório das crianças condutas positivas para sua vida, que a ajudarão a lidar com sua sexualidade. É uma boa hora para desconstruir estereótipos como: homem não pode chorar e ter medo, ou a mulher deve ser obediente. Isso poderá ter um impacto positivo para o futuro das crianças, diminuindo sua exposição a situações de vulnerabilidade.
O que ensinar no Ensino Fundamental 1Este período abrange a faixa etária dos 7 aos 10 anos, fase em que a criança está ávida por informações e tem maior consciência e autonomia sobre o seu corpo.
É o momento ideal para introduzir as primeiras noções de prevenção.
  • Nessa idade, as crianças têm autonomia para desempenhar algumas tarefas sem precisar muito da ajuda de um adulto. É fundamental trabalhar com eles os cuidados de higiene para cada parte do corpo. Com isso, o professor estará ajudando o aluno a construir a noção de que seu bem-estar físico passa pelos cuidados com seu organismo.
Em um trabalho conjunto com a disciplina de Ciências, as crianças têm condições de aprender que existem vírus e bactérias causadores de doenças e que uma delas é a Aids.
  • O professor pode explicar para os alunos, de acordo com as expectativas de aprendizagem desses anos, o que é a Aids e o que o HIV faz no organismo. Os professores podem adaptar a história criada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo para ensinar a melhor forma de falar aos pacientes infantis sobre o vírus HIV/AIDS (veja aqui).
  • Para as crianças do 4o ano, essa abordagem pode ser mais direta e dinâmica, com perguntas que verifiquem o que eles sabem sobre Aids. É importante também que, dentro das possibilidades e do contexto adequado para isso, a camisinha seja apresentada para os alunos.  Quanto mais cedo a criança entra em contato com o preservativo, mais rápido ela estabelece intimidade com essa ferramenta imprescindível na prevenção da Aids e outras DSTs.
Também é o momento de mostrar aos pequenos a importância da solidariedade e de quebrar preconceitos.
  • Embora não seja muito comum as crianças saberem quem é ou não portador do HIV, é muito importante que eles entendam que essa pessoa não irá infectá-la, a não ser que se entre em contato com seu sangue. Portanto, eles devem aprender que está tudo bem em brincar e interagir com pessoas que tenham a doença e que não precisam tratá-las de forma diferente.
Existe, na sua escola, um programa para falar de Aids com as crianças? Conte sua experiência nos comentários. Tenho muito interesse em conhecer as experiências de professores e gestores nessa área.

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