sexta-feira, 2 de maio de 2014

A única coisa que o professor precisa saber sobre o Facebook

Esse título um tanto exagerado tem a ver com uma das dúvidas mais recorrentes que recebemos a respeito das redes sociais:
– Uso o Facebook para me comunicar com minha família e amigos. Recentemente, vários alunos têm pedido para eu adicioná-los. Não quero parecer antipática, mas gostaria de preservar minha privacidade. Existe alguma forma de eu aceitar estudantes como amigos, mas evitar que eles vejam posts de cunho mais pessoal?
A resposta (pode comemorar) é: sim, existe. Basta que você saiba o básico sobre criação de listas. Esse recurso torna possível que você exclua os alunos de determinadas postagens – ou mesmo que faça o contrário: publique coisas que apenas eles podem ver!
A gente indica o caminho das pedras desse recurso importante para educadores em um tutorial ilustrado em 7 passos.
Como criar listas no Facebook
1- Em sua página inicial, clique no campo “amigos”.
2- Clique em “criar lista”.

3- Na telinha que se abrirá, digite o nome da lista que você quer criar – no nosso exemplo, “Alunos 1º B”.
4- Hora de adicionar os integrantes da lista. Há duas possibilidades: digitando o nome de cada um deles no campo “membros” (na figura acima) ou, ainda, clicando em “amigos” e “adicionar à outra lista” – aí você escolhe a lista em que quer colocar a pessoa. ATENÇÃO: para esse passo funcionar, você precisa ter aceito a solicitação de amizade do aluno J.
5- Pronto para decidir quem pode ver suas postagens? Vamos lá: na página inicial, escreva o texto e clique no quadrinho “público”, que indica quem recebe a publicação. Selecione a opção “personalizado”.

6- Agora, você tem duas opções: se você quiser que seus alunos NÃO VEJAM o que você publicou, digite o nome da lista em “não compartilhar isso com”.
7- Mas… Se você quiser mandar essa mensagem APENAS para os alunos dessa lista, vá até “compartilhar isso com”. Selecionando “pessoas ou listas específicas”, digite o nome da lista que você pretende avisar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário