Gestão Educacional |
2014: o ano certo para abrir uma franquia Notícia disponibilizada no Portal www.cmconsultoria.com.br às 09:24 hs. |
03/12/2013 - O ano de 2014 promete ser muito bom para o mercado de franquias. As projeções feitas recentemente pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) mostram que o setor encerra 2013 com faturamento de R$ 117 bilhões e deve crescer 13% no ano que vem.
Trata-se de um cenário muito positivo, provando que o mercado de franquias ainda oferece ótimas oportunidades para quem pensa em empreender. O crescimento do franchising brasileiro vai ser impulsionado em 2014 principalmente por empresas que passam a adotar as franquias como forma de crescimento e empreendedores que querem abrir uma unidade franqueada. Com mais marcas no mercado e mais investidores interessados em franquias, forma-se o panorama perfeito para o setor prosperar. Segundo a ABF, o número de marcas deve aumentar em 8% e o de inaugurações de unidades pode subir 9%. Diante dessas informações, sempre surge a mesma pergunta: será que esse é o momento certo de empreender? A minha resposta é sim! O mercado de franquias está cada vez mais maduro e profissional. Ainda há ótimas oportunidades de crescimento e diversos mercados a serem explorados. Ou seja, o momento é positivo e os franqueados que ingressarem no sistema agora tendem a ter boas chances de sucesso. Mas aí eu faço uma pergunta a você, futuro empreendedor: você está pronto para investir em um negócio? Já ponderou todos os prós e contras, analisou sua situação financeira e refletiu sobre os riscos de empreender? É importante responder essas perguntas antes de seguir adiante. Depois de analisar todos esses aspectos, os empreendedores também costumam fazer outra pergunta: quais são os setores mais promissores hoje em dia? Essa é uma questão que eu adoro responder. Existem hoje mais de 2.000 franquias no mercado, em diferentes segmentos e com diferentes níveis de investimento. Ou seja, independentemente da sua experiência, da sua formação profissional, do dinheiro que você dispõe e da sua área de interesse, sempre haverá uma franquia com grande potencial em qualquer segmento que você escolher. É claro que, como o Brasil sediará em breve a Copa do Mundo e as Olimpíadas, alguns setores serão favorecidos no curto prazo – especialmente o setor de serviços e as franquias do ramo de saúde, como as academias. Mas o investidor não deve buscar apenas resultados de curto prazo na hora de escolher uma franquia. Ele precisa saber com que área têm mais afinidade, deve descobrir qual é a franquia que se adéqua ao seu perfil e à sua capacidade de investimento, precisa considerar o tempo disponível para trabalhar na franquia e sua habilidade para liderar equipes, por exemplo. Também deve investigar a empresa franqueadora e entender qual é o suporte que ela oferece para sua rede de franqueados. Depois de fazer toda essa análise e concluir que está pronto, o empreendedor pode ter uma certeza: 2014 é o ano certo para abrir uma franquia. Sucesso! Filomena Garcia Sócia-diretora da Franchise Store, é especialista em marketing e atua há 20 anos nas áreas de negócios , varejo e Franchising. Co-autora dos livros "Franchising - Uma estratégia para expansão de negócios e "Marketing para Franquias" |
Coopermai Educacional - Fone: (18) 3624 1561 e-mail: coopermai.ata@hotmail.com www.coopermai.com
terça-feira, 3 de dezembro de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário