Ensino Superior |
Como o mercado enxerga os cursos on line ? Notícia disponibilizada no Portal www.cmconsultoria.com.br às 00:10 hs. |
10/12/2013 - Anúncios, emails-marketing, sites e ofertas. Para muitos a ampliação da oferta de cursos online é muito mais uma estratégia comercial do que uma tendência propriamente dita. Mas será mesmo ?
Os cursos na modalidade à distância têm alcançado números grandiosos e a preferência dos profissionais. Segundo pesquisa aumentou o número de alunos que aderiram ao sistema de ensino a distância (EAD) no Brasil, o grupo soma mais de 3,5 milhões de estudantes, segundo pesquisa do Censo EAD.BR 2011. O censo indica que as mulheres são a maioria dos estudantes a distância. A única modalidade com público majoritariamente masculino é a de cursos corporativos - oferecidos por empregadores aos seus funcionários. Entre as múltiplas vantagens apontadas para utilização de cursos a distância na Educação Corporativa, programa desenvolvimento humano e profissional planejando e oferecido pelas empresas, a "flexibilidade de tempo para o aluno" é a que mais atrai, permitindo ampliar os arranjos no horário de trabalho, ou seja, a qualificação profissional poderá ocorrer também dentro mesmo da organização. O treinamento de funcionários, colaboradores e terceirizados ainda é o grande foco curricular dos projetos de Educação Corporativa, seguido do aperfeiçoamento e da reciclagem. Segundo a pesquisa da AbraEAD 2008, aponta o crescimento da atenção aos cursos profissionalizantes que em 2007 alcançaram 43,2% das instituições. (AbraEAD/2008 – Pesquisa Educação Corporativa) Para 89% das empresas que participaram da pesquisa da AbraEAD, a adesão dos funcionários aos cursos a distância foi boa ou excelente. Para o restante foi regular variando de 55% a 69% de adesão. Segundo as mesmas empresas, a satisfação dos participantes dos cursos foi ainda melhor, chegando a 97% a avaliação boa ou ótima. O e-learning, modalidade que alia educação a distância e tecnologias baseadas na Web, está presente em mais de 97 % das empresas consultadas na pesquisa AbraEAD, seguido pelo material impresso e pela videoconferência, recurso com disponibilidade crescente nas grandes empresas. Os números apresentados pelo anuário indicam o crescimento da EaD no meio Corporativo, como forma de preparação de funcionários, distantes ou próximos da sede da empresa. As estratégias utilizadas apontam caminhos para o desenvolvimento de conteúdos e tecnologias capazes de atender novos e mais ambiciosos projetos educacionais. Contudo ainda em linhas gerais muitas das pessoas desconhecem a qualidade dos cursos on line. O tema ainda gera desconfianças por parte dos recrutadores ao analisar um candidato. Para eles, segundo a revista Exame, os resultados atingidos a partir do aprendizado importam muito mais do que a modalidade escolhida, presencial ou online. Os especialistas são unânimes em demonstrar que a marca reconhecida da instituição e o seu plano pedagógico são muito importante na escolha do curso, e lamentam que ainda existam profissionais que estão mais interessados em quantidade de cursos, não em qualidade, pois acreditam que colecionar cursos não é fator preponderante em relação à empregabilidade, mas transformar o conhecimento em competência na geração de resultados é o que faz a diferença para o mercado. “Avaliar a importância que o curso teve para o aprendizado é o ponto chave”, dizem os especialistas. Augusto Cézar Pitancó de Lima Coordenador de Educação a Distância do Senac-RR |
Coopermai Educacional - Fone: (18) 3624 1561 e-mail: coopermai.ata@hotmail.com www.coopermai.com
terça-feira, 10 de dezembro de 2013
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário