quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

                  Ensino Médio

É possível se movimentar somente com a "força do pensamento"?

Ajude a garotada a entender o funcionamento do sistema nervoso e sua relação com a movimentação do corpo

Objetivo
- Reconhecer a importância do sistema nervoso na coordenação das diversas partes do corpo

Conteúdo
- Fisiologia Humana: Sistema nervoso

Tempo estimado
Três aulas

Material necessário 
- Cópias da reportagem "Laboratório de Nicolelis faz macacos controlarem o movimento de dois braços virtuais só com o pensamento", publicada no site de Veja. Se preferir, você pode usar o projetor de imagens para apresentar a reportagem aos estudantes;
- Projetor de imagens 

Introdução
A reportagem "Laboratório de Nicolelis faz macacos controlarem o movimento de dois braços virtuais só com o pensamento", publicada no site de VEJA, convida-nos a estudar um pouco mais o funcionamento do sistema nervoso. Esse sistema é dividido em central e periférico, e é responsável por controlar grande parte das funções do nosso organismo. Aproveite esse plano de aula para traçar relações entre: o encéfalo, a medula espinhal e o sistema nervoso periférico, entender um pouco mais sobre atos voluntários e atos reflexos e explicar para a turma diferentes tipos de sinapses nervosas.

Desenvolvimento
1ª etapa

Inicie a aula fazendo o levantamento prévio dos conhecimentos da turma sobre o assunto de maneira informal. Algumas questões podem ser colocadas: Existem relações entre os sistemas nervosos (central e periférico) para que ocorra a coordenação de diversas partes do nosso corpo? Se existem. Quais são elas? O que são atos voluntários e involuntários? O ato reflexo enquadra-se em qual desses? E as sinapses? Qual a importância delas nesse contexto?

Em seguida, distribua cópias da reportagem de Veja e realize uma leitura dirigida do texto. A reportagem aborda um avanço científico muito importante com relação às interfaces cérebro-máquina, ou seja, a possibilidade real de criar próteses ou exoesqueletos que consigam resgatar o movimento de pacientes que sofreram algum tipo de paralisia ou amputação. Isso será possível, graças à incrível capacidade de assimilação do cérebro.

Diga à turma que o sistema nervoso pode ser dividido em dois: sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP). O é composto pelo encéfalo que se divide ainda em: cérebro, cerebelo e bulbo e pela medula espinhal. Já o SNP é formado por nervos cranianos e espinhais.

Explique à turma que o cérebro é o responsável por receber e processar as informações vindas dos receptores. O cerebelo está relacionado com o controle do equilibro e o bulbo é considerado um centro vital e está relacionado a respiração. Os nervos cranianos apresentam funções sensoriais, motoras e mistas. E os espinhais são mistos (sensoriais e motores).

O SNC (encéfalo e medula espinhal) tem a função de coordenação nervosa e o SNP (nervos espinhais e cranianos) apresenta a função de conector do SNC com as diversas partes do nosso corpo.

2ª etapa

Inicie a aula pedindo para os alunos classificarem os atos de falar, andar e escrever, por exemplo, como atos voluntários ou involuntários. E o piscar dos olhos, e a famosa contração da perna após uma batida no joelho?

Explique à classe que os atos voluntários são aqueles atos conscientes, dependentes de nossa vontade para acontecer como, por exemplo, andar, falar, escrever. Já os atos involuntários, como o próprio nome diz, são reações imediatas e ocorrem sem que a nossa vontade seja colocada em pauta como, por exemplo, o piscar dos olhos e a contração da perna após uma batida no joelho.

Essas reações imediatas e involuntárias são chamadas de ato reflexo. Sua produção requer, necessariamente, o envolvimento de vários neurônios em cadeia. Assim, durante o arco reflexo o cérebro também receberá informações para entender a ação que foi realizada.

Diga à classe que o caminho percorrido pelo impulso nervoso se dá entre os neurônios em cadeia, sendo o encontro entre eles chamado de sinapses. Essas sinapses podem ser elétricas e químicas. Peça para a turma uma pesquisa sobre os tipos sinapses nervosas e quais as principais diferenças entre elas. 

3ª etapa

Inicie a aula pelas pesquisas realizadas pelos alunos. Relembre com a turma que o sistema nervoso trabalha por meio de mecanismos químicos e elétricos, as chamadas sinapses. Junto com a turma construa no quadro uma tabela com as principais diferenças entre as sinapses elétricas e químicas. 
Sinapse elétricaSinapse química
Potencial de ação = impulso transmitido por neurotransmissores.Livre trânsito de íons entre as junções comunicantes
Peça para a turma, como tarefa de casa, a confecção de modelos didáticos sobre o sistema nervoso.  Deixe livre a utilização de materiais, exigindo que o tamanho do modelo seja o tamanho de uma maquete.

Após isso, resgate a reportagem novamente. Divida a turma em dois grandes grupos e realize um debate sobre um dos assuntos igualmente abordados nessa reportagem: o uso de animais em experimentos científicos. Um dos grupos necessariamente será a favor a utilização e o outro contra, tendo um dos colegas como mediador. Observe o posicionamento deles, argumentos e participação.

Avaliação

Utilize como critérios para avaliação a participação dos alunos nas aulas, a pesquisa solicitada, as construções dos modelos didáticos e os posicionamentos e argumentos durante o debate.

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