Diretor
Heloísa Lück fala sobre o tempo no cargo de gestor
Para a pesquisadora do Centro de Desenvolvimento Humano Aplicado (Cedhap), o diretor deve ficar no cargo enquanto contribuir para a melhoria do ensino daquela escola
Heloísa Lück, coordenadora da pesquisa Práticas de Seleção e Capacitação de Diretores Escolares, afirma que o pouco tempo na função prejudica a gestão e ressalta que o essencial é o diretor ter o apoio da Secretaria de Educação para atingir os objetivos educacionais.
Qual é a relação entre o tempo no cargo e a qualidade da gestão?
HELOÍSA LÜCK O problema de ter um mandato curto é que quem está no cargo não planeja mudanças profundas, pois sabe que não conseguirá concretizá-las, e os professores e funcionários não se esforçam para viabilizar as ações propostas, com a certeza de que logo haverá outro gestor, com novas ideias e sugestões. A expectativa de permanência na função, portanto, dá mais credibilidade ao diretor para promover as mudanças necessárias.
Existe um tempo mínimo para que um diretor realize uma boa gestão?
HELOÍSA Não. Quando ele é competente, sabe mobilizar a comunidade em torno da promoção dos objetivos educacionais e tem interesse em fazer mudanças contínuas. Por isso, não deve haver limite para sua permanência na escola. O diretor deve ficar enquanto estiver contribuindo para a melhoria do ensino.
Há como criar avaliações periódicas para a gestão escolar?
HELOÍSA Os sistemas de ensino podem promover avaliações de forma processual e associadas a práticas de supervisão do trabalho dos diretores e de formação contínua para eles. Só assim é possível identificar quando alguém, apesar do apoio e da orientação, não demonstra condições de melhoria ou não consegue desenvolver as competências básicas para a função.
Como evitar que alguém que está no cargo há muito tempo não se acomode nem se sinta dono da escola?
HELOÍSA Quando isso acontece, é porque há o distanciamento entre as escolas e a Secretaria de Educação. Se há orientação e apoio aos diretores, com base em uma concepção de gestão clara e em critérios de desempenho definidos, não existe o risco de que eles se acomodem ou confundam o espaço público da escola com uma propriedade particular.
O exercício da função de diretor deve ser associado a uma carreira?
HELOÍSA Creio ser possível combinar a perspectiva da carreira como uma posição funcional - sujeita a níveis hierárquicos e promoções com base em mérito e tempo - àquela que considera o cargo como um conjunto de competências desenvolvidas ao longo da vida profissional pelo gestor. O ideal é que ele comece em funções de vice ou supervisor pedagógico e, à medida que ganhe experiência, assuma posições de maior responsabilidade, como a gestão de escolas de grande porte.
Qual é a relação entre o tempo no cargo e a qualidade da gestão?
HELOÍSA LÜCK O problema de ter um mandato curto é que quem está no cargo não planeja mudanças profundas, pois sabe que não conseguirá concretizá-las, e os professores e funcionários não se esforçam para viabilizar as ações propostas, com a certeza de que logo haverá outro gestor, com novas ideias e sugestões. A expectativa de permanência na função, portanto, dá mais credibilidade ao diretor para promover as mudanças necessárias.
Existe um tempo mínimo para que um diretor realize uma boa gestão?
HELOÍSA Não. Quando ele é competente, sabe mobilizar a comunidade em torno da promoção dos objetivos educacionais e tem interesse em fazer mudanças contínuas. Por isso, não deve haver limite para sua permanência na escola. O diretor deve ficar enquanto estiver contribuindo para a melhoria do ensino.
Há como criar avaliações periódicas para a gestão escolar?
HELOÍSA Os sistemas de ensino podem promover avaliações de forma processual e associadas a práticas de supervisão do trabalho dos diretores e de formação contínua para eles. Só assim é possível identificar quando alguém, apesar do apoio e da orientação, não demonstra condições de melhoria ou não consegue desenvolver as competências básicas para a função.
Como evitar que alguém que está no cargo há muito tempo não se acomode nem se sinta dono da escola?
HELOÍSA Quando isso acontece, é porque há o distanciamento entre as escolas e a Secretaria de Educação. Se há orientação e apoio aos diretores, com base em uma concepção de gestão clara e em critérios de desempenho definidos, não existe o risco de que eles se acomodem ou confundam o espaço público da escola com uma propriedade particular.
O exercício da função de diretor deve ser associado a uma carreira?
HELOÍSA Creio ser possível combinar a perspectiva da carreira como uma posição funcional - sujeita a níveis hierárquicos e promoções com base em mérito e tempo - àquela que considera o cargo como um conjunto de competências desenvolvidas ao longo da vida profissional pelo gestor. O ideal é que ele comece em funções de vice ou supervisor pedagógico e, à medida que ganhe experiência, assuma posições de maior responsabilidade, como a gestão de escolas de grande porte.
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