segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Organizando um blog com os alunos da EJA


Alunos da fase 8 da EJA (Colégio Santa Cruz, 2013). Foto: Divulgação
Muitos professores, por não terem muita familiaridade com as ferramentas ou por falta de tempo, não utilizam recursos de informática em suas aulas. Já escrevi sobre isso no post Informática na EJA: sugestão de atividade para iniciantes.
No entanto, quando o professor e os alunos encaram o desafio de usar a tecnologia a seu favor, os resultados podem ser muito interessantes. Um belo exemplo é o trabalho da professora Mariana Luz e seus alunos do Ensino Fundamental 2 do Colégio Santa Cruz, em São Paulo.
A proposta inicial nasceu nas aulas de Geografia, que propôs um estudo sobre a mobilidade na metrópole a partir da experiência dos alunos. Como na classe havia pessoas que utilizavam diferentes modos de locomoção (a pé, de bicicleta, de carro, de ônibus, de metrô e de trem), a ideia foi observarem com atenção as dificuldades e soluções que cada modo traz para o problema do deslocamento pela metrópole. As outras disciplinas embarcaram na proposta, abordando o tema do ponto de vista dos seus conteúdos.
Para Mariana, que é professora de Língua Portuguesa, o que interessava era a produção de textos. Para isso, ela sugeriu que os alunos registrassem cenas curiosas que observassem em seus trajetos pela cidade.
Até aí, nenhuma informática seria necessária. Mas Mariana julgou que publicar os textos na internet poderia ser uma experiência interessante para os alunos e escolheu um blog como o formato ideal para isso.
Confira a proposta, nas palavras da própria professora:
“Todos os dias, ao atravessarmos a cidade de São Paulo (de metrô, de trem, de ônibus, de carro ou mesmo a pé), vivemos uma série de encontros e de desencontros. Este blog fala sobre isso. Ele traz as observações feitas, de longe ou de perto, pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos do Colégio Santa Cruz, ao longo dos diferentes percursos que realizam por São Paulo. Durante o primeiro semestre de 2013, esses alunos foram convidados a manter o olhar sempre atento ao trajeto.”
É claro que publicar na internet trouxe inúmeras dificuldades: operar o computador, digitar o texto, revisá-lo… Isso tudo além dos desafios inerentes à própria escrita. A própria professora, que não estava familiarizada com o uso do blog, precisou estudar a ferramenta em momentos fora do horário de aula (confira 6 erros para evitar no seu blog).
A recompensa veio quando os alunos viram seus escritos publicados na internet. Com o orgulho de verem os textos, descobriram que o blog permite que leitores escrevam comentários; em poucos dias, perceberam que parentes, amigos e ex-professores estavam deixando mensagens. Inserir novos textos e conferir as novidades do blog virou rotina!
Surgiu o interesse em incrementar o site: inserir ilustrações feitas pelos próprios alunos, compartilhar nas redes sociais, escrever novos textos. A proposta original foi publicar apenas por algumas semanas, mas alguns alunos abraçaram a ideia de continuar escrevendo por mais tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário