quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Gestão Educacional
Brasil só perde para a China em número de empreendedores 
Notícia disponibilizada no Portal www.cmconsultoria.com.br às 08:21 hs.
16/10/2013 - São aproximadamente 20 milhões de empresas no Brasil.

Professor Evandro Costa falou sobre assunto em reportagem de geografia.

O Brasil é o segundo país campeão em empreendedorismo - hoje em dia, existem aproximadamente 20 milhões de empresas, número que nos deixa atrás apenas da China. De janeiro a agosto de 2013, mais de 51 mil pessoas foram ao Sebrae em busca de informações sobre como abrir, manter ou ampliar uma empresa. Entre as mais de 155 mil pequenas empresas de Pernambuco, mais de 100 mil são formados por empreendedores individuais, pessoas que conseguem transformar ideias em negócios sem a ajuda de sócios. São novos empreendedores - pessoas que enxergam oportunidades onde a maioria vê um problema.

Nem todo mundo, no entanto, tem essa "sacada" empreendedora. A concorrência é uma das grandes dificuldades para que uma pessoa se destaque no mercado de trabalho. Essa mesma concorrência, por outro lado, incentiva a qualificação, especialização e surpresa. E é justamente na abertura do próprio negócio que muita gente acaba se encontrando profissionamente, como explica o professor de geografia, Evandro Costa. "Para muitos, o ato de empreender acaba sendo uma necessidade básica. Ao não conseguir se enquadrar no mercado de trabalho, acaba sendo efetivamente a alternativa", alegou

O empreendedorismo é a forma usada para designar toda e qualquer atividade de proação, criação, desenvolvimento e estabilização econômica. O professor de geografia explicou também que a ousadia e vontade de investir em uma ideia abrem muitas portas e oportunidades de emprego. "A partir do momento que mais pessoas empreendem, mais pessoas têm a oportunidade de mostrar seu talento e sua capacidade produtiva. Acaba trazendo maior possibilidade de estruturação econômica e social", disse.

A consultora de moda Denise Lopes procurou o Porto Digital, no centro do Recife, para desenvolver um "provador online" - um site que permite que as pessoas vejam como fica a roupa no corpo antes de fazer compras pela internet.

Ela disse que via um problema neste tipo de aquisição antes de resolver montar a empresa virtual. "Quando se compra pela internet há essa dificuldade, você não tem como provar a roupa antes. Então o "P" que você usa não é o "P" que está sendo vendido. Por isso a ideia do provador virtual", explicou a empresária.

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