terça-feira, 15 de outubro de 2013

Ensino Superior
Ensino à distância ? 
Notícia disponibilizada no Portal www.cmconsultoria.com.br às 00:15 hs.
15/10/2013 - “Quem está distante sempre nos causa maior impressão”. CHARLES CHAPLIN

Ainda é grande o número de pessoas que se pergunta se o ENSINO À DISTÂNCIA, o e-learning, tem futuro. Mais que ter futuro, tem passado. Se lá atrás onde tudo era infinitamente mais difícil, milhões de brasileiros se encaminharam na vida fazendo cursos a distancia através do material que recebiam pelos CORREIOS, o que dizer-se hoje, então, com todos os novos recursos da tecnologia ? Tem passado, tem presente, e ótimas perspectivas futuras.

Durante décadas, muitas famílias no interior do país, socorriam-se dos serviços e préstimos de mecânicos, radio técnicos, massagistas, cabelereiros, manicures, costureiras, bordadeiras, e outros especialistas, que dependuravam atrás de suas bancadas de trabalho, e com muito orgulho e respeito, o diploma do curso à distância que fizeram, e que garantia o sustento da família. Do INSTITUTO MONITOR, ou do UNIVERSAL BRASILEIRO.

NICOLÁS GOLDBERGER, imigrante húngaro, chegou ao Brasil com um único e importante capital: seu conhecimento técnico em eletrônica. Abriu um pequeno negócio na região central da cidade de São Paulo. Referenciando-se no que acontecia em outros países onde se vendia à distância, criou um kit composto de algumas apostilas mais algumas peças que possibilitavam a montagem de um rádio caseiro. Vivíamos a ERA DO RÁDIO, o sucesso foi fulminante, e em 1939 estava criado o INSTITUTO RADIOTÉCNICO MONITOR, já com alguns cursos profissionalizantes. No mesmo ano em que se filmava E O VENTO LEVOU, O MÁGICO DE OZ, e se ouvia pelo rádio OVER THE RAINBOW. Em mais de 70 anos o INSTITUTO MONITOR registra mais de cinco milhões de alunos matriculados. Em sua missão, “educar e capacitar o ser humano de modo a valorizar sua individualidade e torná-lo elemento ativo no processo de desenvolvimento do país”.

Dois anos depois do MONITOR nascia o INSTITUTO UNIVERSAL BRASILEIRO, em 1941, portanto, completando 70 anos. No correr de sua história formou, treinou e profissionalizou mais de quatro milhões de alunos e tem uma base permanente de duzentos mil alunos. Dentre os cursos profissionalizantes que ministra à distância os de agropecuária, aromas e essências, auxiliar administrativo, auxiliar de administração de empresas, auxiliar de contabilidade, barista, beleza de mulher, bijuterias, bordado e crochê, cabelereiro, corte e costura, cozinheiro, e muitos outros mais.

Se o MONITOR e o UNIVERSAL, “na unha”, treinaram e encaminharam para a vida, mais de oito milhões de brasileiros, desde o tempo da carroça, carro de boi, máquina de escrever, telex, episcópio, e velas, como pode alguém ainda, num país da extensão territorial do Brasil, não acreditar em EAD – ENSINO À DISTÂNCIA ?

E se a redentora e inadiável INCLUSÃO DIGITAL acontecer, então, sai da frente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário