domingo, 25 de agosto de 2013

SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO.

1 de August de 2013 às 18:13 | Sexualidade

O Brasil é um dos líderes mundiais em incidência de HPV. E as mulheres são as suas principais vítimas. O HPV é responsável por 90 % dos casos de câncer de colo do útero. Este é o segundo tipo de câncer mais incidente nas mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama.
Por este motivo a vacinação de meninas, antes de iniciarem a vida sexual, é fundamental para a sua saúde.
Para que os familiares e a própria garota desenvolvam a motivação para aderir à vacinação, é de suma importância a aquisição de conhecimento sobre este vírus e suas consequências. A vacina só poderá ser aplicada com a autorização dos pais. A escola tem o papel fundamental de conscientizar os responsáveis sobre a importância da imunização e  debater o assunto na escola com pais e filhos.
Para isso, preparei uma sugestão de dinâmica que pode ajudar a abordar esse assunto em sala de aula.
O HPV na roda
1 .  Aquecimento
Faça uma roda de conversa. Convide seus alunos para arrumar a sala com as carteiras encostadas na parede e as cadeiras em suas frentes, formando uma grande roda. Dê início a conversa falando que o tema de hoje é HPV (Use as provocações abaixo para estimular a conversa, fazendo pequenos cartazes no tamanho de uma folha de papel sulfite com as palavras que estão em negrito).
Vocês já ouviram falar em…
HPV
Ele é um …
Vírus
Que tem um nome engraçado…
Papiloma Vírus Humano
Quem sabe o que ele causa numa pessoa?
Verrugas
Quem já viu uma verruga? Ela é provocada pelo contato da pessoa com este vírus. Mas, existem vários tipos de HPV…
GRANDE FAMÍLIA
    + de 100 TIPOS
Ele pega em todo mundo que entrar em contato com ele…
HOMENS
MULHERES
Cada tipo de vírus é de um jeito. Uns são mansinhos, não fazem nada no organismo e desaparece espontaneamente, sem precisar de tratamento. Outros causam verrugas mais simples, como por exemplo as verrugas nos dedos, mas há aqueles que causam verrugas no genitais e outros mais perigosos, os verdadeiros vírus do mal, que quando se pega, não aparece nada no corpo, mas por meio de exame específicos o médico consegue identificá-los. Estes últimos tipos são responsáveis por causar:
CÂNCER NO COLO DO ÚTERO (PRINCIPALMENTE)
CÂNCER NO PÊNIS
CÂNCER DE GARGANTA
Estes vírus recebem um número para serem identificados. Esses números funcionam mais ou menos como o RG deles. Por exemplo:
6 e 11 – causam verrugas genitais
16 e 18 – causam câncer de colo do útero, pênis e garganta
A transmissão ocorre por meio do contato direto com o vírus, que pode ser:
Contato com objetos infectado
Parto
Relação sexual  (principalmente)
 2. Ação
Diga aos alunos que neste momento vamos fazer uma brincadeira para entender  melhor como se pega o vírus na região genital e como se proteger dele.
Material necessário:
6 cartelas com as seguintes frases:
-      Usar roupa íntima de outra pessoa (faça um X numa das extremidades da tarja)
-      Fazer sexo sem camisinha (faça um X numa das extremidades da tarja)
-      Usar toalha de banho de outra pessoa
-      Conversar
-      Abraçar
-      Parto normal
Peça que todos fiquem de pé e se dividam em 6 grupos. Depois, entregue uma tarja para cada um.  Em seguida, peça para que analisem se esta ação é ou não de risco para se pegar o HPV na região genital. Dê aproximadamente 5 minutos para realizarem esta etapa.
Cada grupo deve escolher um representante para apresentar sua conclusão. Enquanto isso, o professor escreve no lado direito da lousa “ASSIM PEGA “ e no lado esquerdo  “ASSIM NÃO PEGA”.
Quando todos os grupos estiverem prontos, o professor pede que os representantes de cada grupo, com a cartela na mão, se posicionem ao lado da afirmação que corresponde a sua ação escrita na tarja.
Peça para cada um ler sua ação e em seguida justificar sua opinião. Após a fala de cada representante, o professor deve perguntar aos demais grupos se concordam ou não com a opinião do colega e complementar ou corrigir informações, se necessário.
Depois de finalizada esta etapa, o professor deve dizer que tem algumas cartelas que tem um “X” no cantinho do papel.  O professor deve pedir para os representantes cujas cartelas contenham o “X”mudem de posição, passando para o lado do “ASSIM NÃO PEGA”. Diga a todos que o “X” significa que estas pessoas tinham tomado a vacina contra HPV e que, portanto, mesmo praticando uma ação de risco, não se infectaram.
Peça para todos sentarem e abra para os comentários.
3. Comentários
O educador comenta que algumas pessoas no grupo já devem saber a respeito da vacina contra o HPV e pregunta se alguém já tomou ou conhece alguém que tenha tomado a vacina. Peça para comentarem. Em seguida, complementa  e dá mais informações sobre a  vacina:
-      Será disponibilizada nas unidades de saúde e nas escolas públicas a partir de 2014
-      Inicialmente, somente meninas de 10 e 11 anos serão vacinadas
-       A vacina é quadrivalente, ou seja,  previne contra 4 tipos de vírus: o 6, o11, o 16 e o 18, responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo do útero.
-      A vacina é divida em três doses. O intervalo entre a primeira e a segunda é de 60 dias. A terceira dose deve ser tomada seis meses após a primeira.
É importante que o professor ressalte que a vacina, juntamente com outras iniciativas, como o uso da camisinha em todas as relações sexuais, é uma grande aliada para garantir uma futura vida sexual mais saudável e segura para todos e incentive os alunos a discutirem o assunto em casa.
Você já conversou com seus alunos sobre esse tema? Qual é sua opinião sobre a dinâmica proposta?  Que temas você gostaria de ver discutido em nosso blog? Deixem seus comentários aqui para que juntos possamos compartilhar conhecimentos, discutir novas abordagens e aperfeiçoar esta sugestão de dinâmica.

Bom trabalho e até a próxima!

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