1 de August de 2013 às
18:13 | Sexualidade
O Brasil é um dos líderes mundiais em incidência de
HPV. E as mulheres são as suas principais vítimas. O HPV é responsável por 90 %
dos casos de câncer de colo do útero. Este é o segundo tipo de câncer mais
incidente nas mulheres, perdendo apenas para o câncer de mama.
Por
este motivo a vacinação de meninas, antes de iniciarem a vida sexual, é
fundamental para a sua saúde.
Para
que os familiares e a própria garota desenvolvam a motivação para aderir à
vacinação, é de suma importância a aquisição de conhecimento sobre este vírus e
suas consequências. A vacina só poderá ser aplicada com a autorização dos pais.
A escola tem o papel fundamental de conscientizar os responsáveis sobre a
importância da imunização e debater o assunto na escola com pais e
filhos.
Para
isso, preparei uma sugestão de dinâmica que pode ajudar a abordar esse assunto
em sala de aula.
O HPV
na roda
1 . Aquecimento
Faça
uma roda de conversa. Convide seus alunos para arrumar a sala com as carteiras
encostadas na parede e as cadeiras em suas frentes, formando uma grande roda.
Dê início a conversa falando que o tema de hoje é HPV (Use as provocações
abaixo para estimular a conversa, fazendo pequenos cartazes no tamanho de uma
folha de papel sulfite com as palavras que estão em negrito).
Vocês
já ouviram falar em…
HPV
Ele é
um …
Vírus
Que
tem um nome engraçado…
Papiloma Vírus Humano
Quem
sabe o que ele causa numa pessoa?
Verrugas
Quem
já viu uma verruga? Ela é provocada pelo contato da pessoa com este vírus. Mas,
existem vários tipos de HPV…
GRANDE FAMÍLIA
+ de 100 TIPOS
Ele
pega em todo mundo que entrar em contato com ele…
HOMENS
MULHERES
Cada
tipo de vírus é de um jeito. Uns são mansinhos, não fazem nada no organismo e
desaparece espontaneamente, sem precisar de tratamento. Outros causam verrugas
mais simples, como por exemplo as verrugas nos dedos, mas há aqueles que causam
verrugas no genitais e outros mais perigosos, os verdadeiros vírus do mal, que
quando se pega, não aparece nada no corpo, mas por meio de exame específicos o
médico consegue identificá-los. Estes últimos tipos são responsáveis por
causar:
CÂNCER NO COLO DO ÚTERO (PRINCIPALMENTE)
CÂNCER NO PÊNIS
CÂNCER DE GARGANTA
Estes
vírus recebem um número para serem identificados. Esses números funcionam mais
ou menos como o RG deles. Por exemplo:
6 e 11 – causam verrugas genitais
16 e 18 – causam câncer de colo do útero,
pênis e garganta
A transmissão ocorre por meio do contato direto com
o vírus, que pode ser:
Contato com objetos infectado
Parto
Relação sexual (principalmente)
2. Ação
Diga
aos alunos que neste momento vamos fazer uma brincadeira para entender
melhor como se pega o vírus na região genital e como se proteger dele.
Material necessário:
6 cartelas com as seguintes frases:
-
Usar roupa íntima de outra pessoa (faça um X numa das extremidades da tarja)
-
Fazer sexo sem camisinha (faça um X numa das extremidades da tarja)
-
Usar toalha de banho de outra pessoa
-
Conversar
-
Abraçar
-
Parto normal
Peça
que todos fiquem de pé e se dividam em 6 grupos. Depois, entregue uma tarja
para cada um. Em seguida, peça para que analisem se esta ação é ou não de
risco para se pegar o HPV na região genital. Dê aproximadamente 5 minutos para
realizarem esta etapa.
Cada grupo deve escolher um representante para
apresentar sua conclusão. Enquanto isso, o professor escreve no lado direito da
lousa “ASSIM PEGA “ e no lado esquerdo “ASSIM
NÃO PEGA”.
Quando
todos os grupos estiverem prontos, o professor pede que os representantes de
cada grupo, com a cartela na mão, se posicionem ao lado da afirmação que
corresponde a sua ação escrita na tarja.
Peça
para cada um ler sua ação e em seguida justificar sua opinião. Após a fala de
cada representante, o professor deve perguntar aos demais grupos se concordam
ou não com a opinião do colega e complementar ou corrigir informações, se
necessário.
Depois de finalizada esta etapa, o professor deve
dizer que tem algumas cartelas que tem um “X” no cantinho do
papel. O professor deve pedir para os representantes cujas cartelas
contenham o “X”mudem de posição, passando para o lado do “ASSIM
NÃO PEGA”. Diga a todos que o “X” significa que estas
pessoas tinham tomado a vacina contra HPV e que, portanto, mesmo praticando uma
ação de risco, não se infectaram.
Peça
para todos sentarem e abra para os comentários.
3. Comentários
O
educador comenta que algumas pessoas no grupo já devem saber a respeito da
vacina contra o HPV e pregunta se alguém já tomou ou conhece alguém que tenha
tomado a vacina. Peça para comentarem. Em seguida, complementa e dá mais
informações sobre a vacina:
-
Será disponibilizada nas unidades de saúde e nas escolas públicas a partir de
2014
-
Inicialmente, somente meninas de 10 e 11 anos serão vacinadas
-
A vacina é quadrivalente, ou seja, previne contra 4 tipos de vírus:
o 6, o11, o 16 e o 18, responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo do
útero.
-
A vacina é divida em três doses. O intervalo entre a primeira e a segunda é de
60 dias. A terceira dose deve ser tomada seis meses após a primeira.
É
importante que o professor ressalte que a vacina, juntamente com outras
iniciativas, como o uso da camisinha em todas as relações sexuais, é uma grande
aliada para garantir uma futura vida sexual mais saudável e segura para todos e
incentive os alunos a discutirem o assunto em casa.
Você
já conversou com seus alunos sobre esse tema? Qual é sua opinião sobre a
dinâmica proposta? Que temas você gostaria de ver discutido em nosso
blog? Deixem seus comentários aqui para que juntos possamos compartilhar
conhecimentos, discutir novas abordagens e aperfeiçoar esta sugestão de
dinâmica.
Bom
trabalho e até a próxima!
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