Os desafios da Educação
inclusiva: foco nas redes de apoio
Para fazer a inclusão de verdade e garantir a
aprendizagem de todos os alunos na escola regular é preciso fortalecer a
formação dos professores e criar uma boa rede de apoio entre alunos, docentes,
gestores escolares, famílias e profissionais de saúde que atendem as crianças
com Necessidades Educacionais Especiais
2. O que o Plano Nacional de Educação diz sobre a
Educação inclusiva
Isac Oliveira Souza
aprendendo ler na lousa braile, na sala de recursos da EE Dom Jayme de Barros.
No Brasil, a regulamentação mais recente que
norteia a organização do sistema educacional é oPlano
Nacional de Educação (PNE 2011-2020). Esse documento, entre outras
metas e propostas inclusivas, estabelece a nova função da Educação
especial como modalidade de ensino que perpassa todos os
segmentos da escolarização (da Educação Infantil ao ensino superior); realiza
o atendimento educacional especializado (AEE); disponibiliza
os serviços e recursos próprios do AEE e orienta os alunos e
seus professores quanto à sua utilização nas turmas comuns do ensino
regular.
O PNE considera público alvo da Educação especial
na perspectiva da Educação inclusiva, educandos com deficiência (intelectual,
física, auditiva, visual e múltipla), transtorno global do desenvolvimento
(TGD) e altas habilidades.
Se o aluno apresentar necessidade específica,
decorrente de suas características ou condições, poderá requerer, além dos
princípios comuns da Educação na diversidade, recursos diferenciados
identificados como necessidades educacionais especiais (NEE). O
estudante poderá beneficiar-se dos apoios de caráter especializado, como o
ensino de linguagens e códigos específicos de comunicação e sinalização, no
caso da deficiência visual e auditiva; mediação para o
desenvolvimento de estratégias de pensamento, no caso da deficiência
intelectual; adaptações do material e do ambiente físico, no caso da deficiência
física; estratégias diferenciadas para adaptação e regulação do
comportamento, no caso do transtorno global; ampliação dos recursos
educacionais e/ou aceleração de conteúdos para altas habilidades.
A Educação inclusiva tem sido um caminho importante
para abranger a diversidade mediante a construção de uma escola que ofereça uma
proposta ao grupo (como um todo) ao mesmo tempo em que atenda às necessidades
de cada um, principalmente àqueles que correm risco de exclusão em termos de
aprendizagem e participação na sala de aula.
Além de ser um direito, a Educação inclusiva é uma
resposta inteligente às demandas do mundo contemporâneo. Incentiva uma
pedagogia não homogeneizadora e desenvolve competências interpessoais. A sala
de aula deveria espelhar a diversidade humana, não escondê-la. Claro que isso
gera novas tensões e conflitos, mas também estimula as habilidades morais para
a convivência democrática. O resultado final, desfocado pela miopia de alguns,
é uma Educação melhor para todos. (MENDES, 2012).
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