Os desafios da Educação
inclusiva: foco nas redes de apoio.
Para fazer a inclusão de verdade e
garantir a aprendizagem de todos os alunos na escola regular é preciso fortalecer
a formação dos professores e criar uma boa rede de apoio entre alunos,
docentes, gestores escolares, famílias e profissionais de saúde que atendem as
crianças com Necessidades Educacionais Especiais
1. Inclusão no Brasil e Educação
especial na escola regular
João
Guilherme dos Santos, aluno com deficiência física, com seus colegas da Unidade
Integrada Alberico Silva, em São Luís.
Daniela
Alonso, especialista em Educação
Inclusiva e selecionadora do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10
O esforço pela inclusão social e
escolar de pessoas com necessidades especiais no Brasil é a resposta para uma
situação que perpetuava a segregação dessas pessoas e cerceava o seu pleno
desenvolvimento. Até o início do século 21, o sistema educacional brasileiro
abrigava dois tipos de serviços: a escola regular e a escola
especial- ou o aluno frequentava uma, ou a outra. Na última década, nosso
sistema escolar modificou-se com a proposta inclusiva e um único tipo de escola
foi adotado: a regular, que acolhe todos os alunos, apresenta meios e recursos
adequados e oferece apoio àqueles que encontram barreiras para a aprendizagem.
A Educação inclusiva compreende
a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço
para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os
alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.
Há, entretanto, necessidades que
interferem de maneira significativa no processo de aprendizagem e que exigem
uma atitude educativa específica da escola como, por exemplo, a utilização de
recursos e apoio especializados para garantir a aprendizagem de todos os
alunos.
A Educação é um direito de todos e
deve ser orientada no sentido do pleno desenvolvimento e do fortalecimento da
personalidade. O respeito aos direitos e liberdades humanas, primeiro passo
para a construção da cidadania, deve ser incentivado.
Educação inclusiva, portanto,
significa educar todas as crianças em um mesmo contexto escolar. A opção por
este tipo de Educação não significa negar as dificuldades dos estudantes. Pelo
contrário. Com a inclusão, as diferenças não são vistas como problemas, mas
comodiversidade. É essa variedade, a partir da realidade social, que
pode ampliar a visão de mundo e desenvolver oportunidades de convivência a
todas as crianças.
Preservar a diversidade apresentada
na escola, encontrada na realidade social, representa oportunidade para o
atendimento das necessidades educacionais com ênfase nas competências,
capacidades e potencialidades do educando.
Ao refletir sobre a abrangência do
sentido e do significado do processo de Educação inclusiva, estamos
considerando a diversidade de aprendizes e seu direito à equidade. Trata-se de
equiparar oportunidades, garantindo-se a todos - inclusive às pessoas em
situação de deficiência e aos de altas habilidades/superdotados, o direito de
aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver.
(CARVALHO, 2005).
Nenhum comentário:
Postar um comentário