A importância da leitura em
sala de aula para a fluência leitora
Ler por ler é atividade para se fazer na escola.
Cada vez mais, professores têm valorizado as práticas de leitura em sala de
aula. Atividades variadas favorecem a fluência leitora e a compreensão dos
textos
Valquiria Pereira (novaescola@atleitor.com.br)
Sarau e leitura dramática são boas atividades
para trabalhar a fluência
São raros os projetos
didáticos em que a leitura é considerada produto final
Há atividades que propiciam a fluência leitora e
que merecem espaço na escola: o sarau poético ou literário, o teatro lido ou a
leitura dramática de textos e a leitura para gravação de CD. Estas atividades
devem estar vinculadas a projetos ou sequências didáticas para seu
desenvolvimento.
Ainda são raros os projetos didáticos cujo produto
final seja somente uma atividade de leitura. É comum vermos projetos que
envolvem leitura, mas o produto é sempre uma produção escrita. E esse é outro
ponto importante a ser abordado: nem toda proposta de leitura precisa envolver
uma proposta de escrita. Ler por ler é também atividade da escola e ler para
apresentar a outras pessoas é um grande desafio.
Há práticas recorrentes de desenhos após a leitura
- sejam de trechos que o aluno mais gostou, de personagens da história, de
cenários ou do desfecho -, além de questões para serem respondidas a título de
"interpretação do texto". As práticas de leitura se tornam chatas,
sem sentido para os alunos, que preferem não ler por terem que cumprir uma
tarefa posterior.
Dentre as atividades que favorecem o trabalho com
fluência leitora, o sarau envolve a escolha dos textos e a preparação da
apresentação, considerando um público externo. Pode contar com música de fundo,
apresentações de vários grupos ou pessoas em horários alternados, e deve
considerar um único gênero - por exemplo, sarau de poesias ou de contos.
A leitura dramática - também chamada de teatro lido
- é a leitura em voz alta de uma obra teatral para o público e exige interpretação
por meio de expressões faciais, gestos e entonação. A leitura dramática pode
contar com uma direção (como em uma peça teatral), trilha sonora, figurino e
até mesmo cenário ou alguns objetos de cena. Pode também ser uma leitura sem
outros recursos além das falas dos personagens, marcadas por pessoas diferentes
ou diferentes vozes. Os alunos podem estar sentados ou em pé, um ao lado do
outro.
Outra
proposta é a leitura de contos para a gravação de um CD a ser entregue para
outra turma ou a uma instituição. Os alunos selecionam os textos de acordo com
seus ouvintes, ensaiam a leitura e leem para a gravação, o que requer muitas
idas e vindas. Gravam, ouvem, corrigem e gravam novamente, atentos ao tom de
voz e às entonações dadas, podendo haver músicas de fundo ou sons de efeito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário