Sequência Didática
Jogadores de futebol e sua
influência na construção da identidade juvenil
Utilize os ídolos da turma para refletir o impacto
desses personagens na criação da identidade
Objetivos
- Compreender de que maneiras os jovens se relacionam em uma sociedade de consumo e a produção de cultura
- Estabelecer uma reflexão crítica sobre a apropriação de elementos para consumo de massa na produção da identidade juvenil
Conteúdos
- Construção de identidade
- Consumo e consumismo
Anos
Ensino Médio
Tempo estimado
Duas aulas
Material necessário
- Cópias da reportagem "Nas roupas, todos são fenômenos" (Veja, 14 de agosto de 2013,2334)
- Projetor de vídeo e computador conectado à internet para exibição do curta-metragem A alma do Negócio (José Roberto Torero, 8 min, disponível aqui)
- Compreender de que maneiras os jovens se relacionam em uma sociedade de consumo e a produção de cultura
- Estabelecer uma reflexão crítica sobre a apropriação de elementos para consumo de massa na produção da identidade juvenil
Conteúdos
- Construção de identidade
- Consumo e consumismo
Anos
Ensino Médio
Tempo estimado
Duas aulas
Material necessário
- Cópias da reportagem "Nas roupas, todos são fenômenos" (Veja, 14 de agosto de 2013,2334)
- Projetor de vídeo e computador conectado à internet para exibição do curta-metragem A alma do Negócio (José Roberto Torero, 8 min, disponível aqui)
Desenvolvimento
1ª etapa
Introduza os principais conceitos que envolvem as temáticas da aula: sociedade de consumo e construção de identidade. Inicie a aula propondo aos alunos uma discussão do hábito de consumir que temos em nosso dia a dia. Para ilustrar o conceito, colete e exiba imagens que abordem diferentes aspectos do consumismo em diversas sociedades e setores do mercado (alimentação, produtos eletrônicos e roupas, por exemplo). O objetivo dessa atividade é demonstrar como o consumismo é um fenômeno social presente no cotidiano de diferentes grupos sociais. Explique o conceito (consumismo é o consumo de bens supérfluos que os indivíduos assumem como determinantes para a própria sobrevivência).
Explique também que esse fenômeno social está ligado à influência dos meios de comunicação sobre o nosso dia a dia, por meio de anúncios e propagandas que buscam instigar o desejo de consumir.
Em seguida, passe o vídeo A alma do Negócio (José Roberto Torero, 8 min, disponível emhttp://portacurtas.org.br/filme/?name=a_alma_do_negocio).
Discuta com a turma o vídeo. Apresente questões como: qual a relação do vídeo com o cotidiano deles? De qual linguagem o vídeo se apropria? O filme é um bom exemplo de como propagandas e anúncios buscam estimular-nos a consumir diferentes produtos, usando uma linguagem que os faça parecer indispensáveis aos consumidores.
2ª etapa
Distribua à classe cópias da reportagem "Nas roupas, todos são fenômenos", publicada em Veja. Pergunte à turma se eles concordam que os jogadores de futebol são seguidos como modelo. Questione se algum dos alunos se espelha em um dos jogadores citados na reportagem e o porquê. Também peça que eles discutam o conceito de fashionismo, apresentado na reportagem.
Fashionismo é um termo que tem origem a língua inglesa. Vem da palavra fashion e significa moda em português. O termo, portanto, sintetiza padrões e costumes que, no caso dos jogadores de futebol do artigo, estão diretamente ligados ao vestuário. Incitam o consumo de bens supérfluos e que são dispensáveis à sobrevivência
Neste momento, apresente à turma o conceito de identidade do Stuart Hall. Para ele a identidade é formada ao longo do tempo através de processos inconsistentes e não é algo inato, ou seja, depende da formação social de cada indivíduo. Por isso, ela está sempre em processo e é inacabada: não há uma ordem estável, mas uma dinâmica constante de interiorização de comportamentos.
Retome o exemplo do fashionismo presente na matéria de Veja para exemplificar o conceito deidentidade de Hall. Peça que eles levantem hipóteses de como os conceitos estudados (consumismo, fashionismo e identidade) se relacionam com a reportagem de Veja. Nesse caso, o consumismo se trata do estímulo à compra de produtos que os jogadores de futebol utilizam. Ao usar peças de roupas parecidas às utilizadas pelos jogadores, portanto, o indivíduo busca uma aproximação com seu modelo.
Peça que eles levantem exemplos desses conceitos em seu próprio cotidiano. Nos últimos anos, meses, dias, quantas peças de vestuário consumiram? Julgam serem peças necessárias ou supérfluas? Por quê? Compraram tais peças por causa de uma celebridade, jogador de futebol, algum famoso que viu anunciar ou usar o produto?
Avaliação
Divida a sala em duplas ou pequenos grupos para que respondam às questões :
- O que é fashionismo?
- Os jogadores de futebol influenciam na maneira como você ou algum amigo seu se veste?
- Por que algumas celebridades tem o poder de influenciar nas decisões de compras de algumas pessoas?
Peça que eles discutam as questões em grupo e registrem suas conclusões individualmente. Ao avaliar as respostas, considerem a apropriação dos conceitos trabalhados e a postura critica com relação ao consumismo.
1ª etapa
Introduza os principais conceitos que envolvem as temáticas da aula: sociedade de consumo e construção de identidade. Inicie a aula propondo aos alunos uma discussão do hábito de consumir que temos em nosso dia a dia. Para ilustrar o conceito, colete e exiba imagens que abordem diferentes aspectos do consumismo em diversas sociedades e setores do mercado (alimentação, produtos eletrônicos e roupas, por exemplo). O objetivo dessa atividade é demonstrar como o consumismo é um fenômeno social presente no cotidiano de diferentes grupos sociais. Explique o conceito (consumismo é o consumo de bens supérfluos que os indivíduos assumem como determinantes para a própria sobrevivência).
Explique também que esse fenômeno social está ligado à influência dos meios de comunicação sobre o nosso dia a dia, por meio de anúncios e propagandas que buscam instigar o desejo de consumir.
Em seguida, passe o vídeo A alma do Negócio (José Roberto Torero, 8 min, disponível emhttp://portacurtas.org.br/filme/?name=a_alma_do_negocio).
Discuta com a turma o vídeo. Apresente questões como: qual a relação do vídeo com o cotidiano deles? De qual linguagem o vídeo se apropria? O filme é um bom exemplo de como propagandas e anúncios buscam estimular-nos a consumir diferentes produtos, usando uma linguagem que os faça parecer indispensáveis aos consumidores.
2ª etapa
Distribua à classe cópias da reportagem "Nas roupas, todos são fenômenos", publicada em Veja. Pergunte à turma se eles concordam que os jogadores de futebol são seguidos como modelo. Questione se algum dos alunos se espelha em um dos jogadores citados na reportagem e o porquê. Também peça que eles discutam o conceito de fashionismo, apresentado na reportagem.
Fashionismo é um termo que tem origem a língua inglesa. Vem da palavra fashion e significa moda em português. O termo, portanto, sintetiza padrões e costumes que, no caso dos jogadores de futebol do artigo, estão diretamente ligados ao vestuário. Incitam o consumo de bens supérfluos e que são dispensáveis à sobrevivência
Neste momento, apresente à turma o conceito de identidade do Stuart Hall. Para ele a identidade é formada ao longo do tempo através de processos inconsistentes e não é algo inato, ou seja, depende da formação social de cada indivíduo. Por isso, ela está sempre em processo e é inacabada: não há uma ordem estável, mas uma dinâmica constante de interiorização de comportamentos.
Retome o exemplo do fashionismo presente na matéria de Veja para exemplificar o conceito deidentidade de Hall. Peça que eles levantem hipóteses de como os conceitos estudados (consumismo, fashionismo e identidade) se relacionam com a reportagem de Veja. Nesse caso, o consumismo se trata do estímulo à compra de produtos que os jogadores de futebol utilizam. Ao usar peças de roupas parecidas às utilizadas pelos jogadores, portanto, o indivíduo busca uma aproximação com seu modelo.
Peça que eles levantem exemplos desses conceitos em seu próprio cotidiano. Nos últimos anos, meses, dias, quantas peças de vestuário consumiram? Julgam serem peças necessárias ou supérfluas? Por quê? Compraram tais peças por causa de uma celebridade, jogador de futebol, algum famoso que viu anunciar ou usar o produto?
Avaliação
Divida a sala em duplas ou pequenos grupos para que respondam às questões :
- O que é fashionismo?
- Os jogadores de futebol influenciam na maneira como você ou algum amigo seu se veste?
- Por que algumas celebridades tem o poder de influenciar nas decisões de compras de algumas pessoas?
Peça que eles discutam as questões em grupo e registrem suas conclusões individualmente. Ao avaliar as respostas, considerem a apropriação dos conceitos trabalhados e a postura critica com relação ao consumismo.
Rodrigo
Saraiva Cheida
Mestre e doutorando do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Mestre e doutorando do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
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