Ensino Médio
Humor a qualquer custo: preconceito ainda tem graça?
Diante das polêmicas causadas por humoristas, faça a turma refletir sobre a existência de limites à liberdade de expressão
Objetivos
- Compreender os conceitos de liberdade de expressão e censura
- Analisar criticamente o uso das liberdades
- Discutir a tensão entre diferentes direitos e seus limites
Conteúdos
- Liberdades democráticas
- Direitos e deveres na democracia
Anos
Ensino Médio
Tempo estimado
Três aulas
Materiais necessários
- Projetor e computador com conexão com internet.
- Documentário O riso dos outros (Pedro Arante, 51 minutos, disponível online)
- Cópias para os alunos da reportagem "Juíza manda Band tirar vídeo de Danilo Gentili do ar", disponível no site de VEJA
Introdução
Diversos casos nos últimos anos evidenciaram os conflitos entre a liberdade de expressão e a proteção de direitos de grupos ou indivíduos. Mensagens transmitidas em livros, filmes, programas de TV, publicações na internet e até piadas de humoristas fizeram com que negros, homossexuais, mulheres e outras minorias se sentissem ofendidos.
Os esquetes de humor, em especial, jogam luz sobre os limites entre a liberdade de expressão e o respeito aos direitos: será que espetáculos cômicos devem se levar a sério e respeitar as pessoas ou as situações de que tratam? Ou a piada é, por princípio, ofensiva, e não pode ser controlada, ao custo de perder a graça? Essas questões começam a surgir, particularmente, quando os alvos de humoristas são indivíduos ou grupos historicamente perseguidos ou humilhados. Nesses casos, o humor tende a colidir com o chamado "politicamente correto", que defende uma maior preocupação com as expressões ofensivas e que tendem a perpetuar discursos discriminadores.
Ocorrências desse tipo naturalmente atraem a atenção dos alunos e, por isso, constituem um campo bastante fértil para discutir em sala de aula temas tão importantes quanto abstratos - como as liberdades e os direitos na democracia.
É possível definir os limites aos direitos em uma democracia? Quais devem ser os mecanismos adotados para proteger esses direitos e deveres? A proibição de piadas ofensivas é ou não censura? Proibir a piada é a melhor forma de proteger o ofendido? Há outra forma de proteger tanto a liberdade dos humoristas quanto o respeito dos ofendidos? Os alunos podem ser convidados a discutir essas questões, consultar fontes informativas e contrapô-las com seus próprios pontos de vista.
- Compreender os conceitos de liberdade de expressão e censura
- Analisar criticamente o uso das liberdades
- Discutir a tensão entre diferentes direitos e seus limites
Conteúdos
- Liberdades democráticas
- Direitos e deveres na democracia
Anos
Ensino Médio
Tempo estimado
Três aulas
Materiais necessários
- Projetor e computador com conexão com internet.
- Documentário O riso dos outros (Pedro Arante, 51 minutos, disponível online)
- Cópias para os alunos da reportagem "Juíza manda Band tirar vídeo de Danilo Gentili do ar", disponível no site de VEJA
Introdução
Diversos casos nos últimos anos evidenciaram os conflitos entre a liberdade de expressão e a proteção de direitos de grupos ou indivíduos. Mensagens transmitidas em livros, filmes, programas de TV, publicações na internet e até piadas de humoristas fizeram com que negros, homossexuais, mulheres e outras minorias se sentissem ofendidos.
Os esquetes de humor, em especial, jogam luz sobre os limites entre a liberdade de expressão e o respeito aos direitos: será que espetáculos cômicos devem se levar a sério e respeitar as pessoas ou as situações de que tratam? Ou a piada é, por princípio, ofensiva, e não pode ser controlada, ao custo de perder a graça? Essas questões começam a surgir, particularmente, quando os alvos de humoristas são indivíduos ou grupos historicamente perseguidos ou humilhados. Nesses casos, o humor tende a colidir com o chamado "politicamente correto", que defende uma maior preocupação com as expressões ofensivas e que tendem a perpetuar discursos discriminadores.
Ocorrências desse tipo naturalmente atraem a atenção dos alunos e, por isso, constituem um campo bastante fértil para discutir em sala de aula temas tão importantes quanto abstratos - como as liberdades e os direitos na democracia.
É possível definir os limites aos direitos em uma democracia? Quais devem ser os mecanismos adotados para proteger esses direitos e deveres? A proibição de piadas ofensivas é ou não censura? Proibir a piada é a melhor forma de proteger o ofendido? Há outra forma de proteger tanto a liberdade dos humoristas quanto o respeito dos ofendidos? Os alunos podem ser convidados a discutir essas questões, consultar fontes informativas e contrapô-las com seus próprios pontos de vista.
Desenvolvimento
1ª etapa
Pergunte à turma se eles conhecem humoristas como Danilo Gentili e Rafinha Bastos e as polêmicas em que estão envolvidos. Diga que, nas próximas aulas, vocês discutirão justamente esses casos.
Distribua cópias da reportagem "Juíza manda Band tirar vídeo de Danilo Gentili do ar", disponível no site de VEJA e leia-a em voz alta com a turma. Discuta com os alunos a piada de Gentili e a resposta de quem se sentiu ofendida por ser seu alvo: por que a piada ofende? A indenização é justa? É um caso de censura? Por que esse caso virou foco de atenção nacional?
2ª etapa
Dê continuidade à discussão apresentando o documentário "O Riso dos Outros", disponível online. O filme discute a relação entre humor, preconceitos e estereótipos. Como o documentário trata do polêmico tema da liberdade de expressão do humorista, algumas passagens são fortes e podem não ser adequadas ao ambiente escolar. Por isso, assista Ao vídeo antes e selecione os trechos que serão exibidos. Caso opte por passar o filme completo, alerte a turma antes da exibição sobre a presença de uma linguagem forte e, ao final, discuta os contextos em que os termos foram utilizados e os efeitos de sentido causados por seu uso.
3ª Etapa
A partir da leitura do texto e da exibição do filme, construa coletivamente com os alunos uma tabela conceitual, apresentando definições para os termos "censura", "liberdade de expressão" e "politicamente correto". Peça que eles digam quais as definições que imaginam para esses conceitos e acrescente informações mais aprofundadas (veja o quadro abaixo). Evidencie para os alunos que esses são conceitos polêmicos, e justamente por isso podem ter sentidos conflitantes.
1ª etapa
Pergunte à turma se eles conhecem humoristas como Danilo Gentili e Rafinha Bastos e as polêmicas em que estão envolvidos. Diga que, nas próximas aulas, vocês discutirão justamente esses casos.
Distribua cópias da reportagem "Juíza manda Band tirar vídeo de Danilo Gentili do ar", disponível no site de VEJA e leia-a em voz alta com a turma. Discuta com os alunos a piada de Gentili e a resposta de quem se sentiu ofendida por ser seu alvo: por que a piada ofende? A indenização é justa? É um caso de censura? Por que esse caso virou foco de atenção nacional?
2ª etapa
Dê continuidade à discussão apresentando o documentário "O Riso dos Outros", disponível online. O filme discute a relação entre humor, preconceitos e estereótipos. Como o documentário trata do polêmico tema da liberdade de expressão do humorista, algumas passagens são fortes e podem não ser adequadas ao ambiente escolar. Por isso, assista Ao vídeo antes e selecione os trechos que serão exibidos. Caso opte por passar o filme completo, alerte a turma antes da exibição sobre a presença de uma linguagem forte e, ao final, discuta os contextos em que os termos foram utilizados e os efeitos de sentido causados por seu uso.
3ª Etapa
A partir da leitura do texto e da exibição do filme, construa coletivamente com os alunos uma tabela conceitual, apresentando definições para os termos "censura", "liberdade de expressão" e "politicamente correto". Peça que eles digam quais as definições que imaginam para esses conceitos e acrescente informações mais aprofundadas (veja o quadro abaixo). Evidencie para os alunos que esses são conceitos polêmicos, e justamente por isso podem ter sentidos conflitantes.
Um pouco de teoria: definições de liberdade de expressão, censura e politicamente correto
Liberdade de expressãoDireito garantido na Constituição de que qualquer indivíduo possa expressar suas ideias sem censura ou autorização prévia. Ainda assim, como todo direito, encontra limites em outros direitos, como, por exemplo, direito de privacidade e respeito à imagem. As piadas de Gentili (na reportagem) e de Rafinha Bastos (no documentário) mostram os limites entre a liberdade de expressão e a proteção da imagem de pessoas ou grupos que se sentiram ofendidos pelos seus comentários e exigiram indenizações ou a proibição desses comentários.
Censura
Proibição (prévia ou posterior) de que uma determinada forma de expressão seja difundida publicamente. É vetada pela Constituição brasileira de 1988. Os alunos podem discutir se a retirada dos vídeos do programa *Agora É Tarde de Gentili da internet é ou não um ator de censura: como lidar com um caso como esse respeitando tanto a liberdade de expressão quanto os direitos dos que se sentiram ofendidos?
Politicamente correto
Nas últimas décadas, movimentos sociais têm exigido maior respeito na utilização de certos temas ou representações de grupos minoritários ou que historicamente foram discriminados. A ideia é adotar linguagem e imagens adequadas para o respeito de todos - em outras palavras, "politicamente corretas". Envolve desde a adoção de termos que não sejam ofensivos (como "afrodescendentes", para evitar antigos termos ofensivos) e a proposta de controle de expressões consideradas ofensivas que ainda circulem.
4ª etapa
Proponha um debate sobre os limites entre liberdade de expressão e o respeito. Peça que os alunos reflitam em casa sobre um dos pontos enumerados abaixo e organizem, em forma de tópicos, seus pontos de vista principais sobre ele. Na aula seguinte, eles deverão apresenta-lo aos colegas.
Temas propostos para debate:
- Os humoristas tem uma licença maior para crítica do que quem fala "seriamente"? Ou eles também podem ser criticados pelos seus excessos, assim como criticam os outros?
- O preconceito é manifestado por quem ri ou por quem conta a piada?
- Se os humoristas deixarem de tratar de temas ofensivos, esses problemas deixam de existir? Ignorar o problema só o torna pior? Os humoristas devem ser responsáveis por reforçar o preconceito?
Na aula seguinte, peça que os alunos apresentem seus pontos de vista para os colegas. Para isso, dê um minuto para cada jovem. Após todos apresentarem, peça que eles façam questões, críticas ou apontamentos uns para os outros - se necessário, o professor pode incentivar o diálogo com algumas perguntas iniciais para alguns alunos, evidenciando como os pontos de vista podem divergir sobre certas abordagens.
5ª etapa
Proponha que os alunos escrevam uma carta ao humorista Danilo Gentili pontuando sua opinião sobre o acontecimento e, no decorrer do texto, respondendo a uma das perguntas enumeradas na aula anterior. Na composição de sua carta, eles devem considerar as opiniões expostas pelos colegas.
Caso a turma não possua familiaridade com o gênero, apresente alguns exemplos e discuta as suas principais características. Faça uma primeira leitura e aponte pontos que podem ser melhorados. Deixe que eles reescrevam e solicite que entreguem na aula seguinte a redação e os tópicos usados no debate.
Avaliação
Avalie as redações e as discussões em sala de aula. Leve em consideração os avanços nas opiniões expressas nas primeiras aulas, nas listadas pelos tópicos e nas expressas na carta, enriquecidas gradualmente a cada atividade. Mostre para os alunos como eles podem melhorar seus textos ao compartilhar seus pontos de vista e introduzir novas ideias e fortalecer seus pontos de vista a partir das críticas dos colegas.
Proponha um debate sobre os limites entre liberdade de expressão e o respeito. Peça que os alunos reflitam em casa sobre um dos pontos enumerados abaixo e organizem, em forma de tópicos, seus pontos de vista principais sobre ele. Na aula seguinte, eles deverão apresenta-lo aos colegas.
Temas propostos para debate:
- Os humoristas tem uma licença maior para crítica do que quem fala "seriamente"? Ou eles também podem ser criticados pelos seus excessos, assim como criticam os outros?
- O preconceito é manifestado por quem ri ou por quem conta a piada?
- Se os humoristas deixarem de tratar de temas ofensivos, esses problemas deixam de existir? Ignorar o problema só o torna pior? Os humoristas devem ser responsáveis por reforçar o preconceito?
Na aula seguinte, peça que os alunos apresentem seus pontos de vista para os colegas. Para isso, dê um minuto para cada jovem. Após todos apresentarem, peça que eles façam questões, críticas ou apontamentos uns para os outros - se necessário, o professor pode incentivar o diálogo com algumas perguntas iniciais para alguns alunos, evidenciando como os pontos de vista podem divergir sobre certas abordagens.
5ª etapa
Proponha que os alunos escrevam uma carta ao humorista Danilo Gentili pontuando sua opinião sobre o acontecimento e, no decorrer do texto, respondendo a uma das perguntas enumeradas na aula anterior. Na composição de sua carta, eles devem considerar as opiniões expostas pelos colegas.
Caso a turma não possua familiaridade com o gênero, apresente alguns exemplos e discuta as suas principais características. Faça uma primeira leitura e aponte pontos que podem ser melhorados. Deixe que eles reescrevam e solicite que entreguem na aula seguinte a redação e os tópicos usados no debate.
Avaliação
Avalie as redações e as discussões em sala de aula. Leve em consideração os avanços nas opiniões expressas nas primeiras aulas, nas listadas pelos tópicos e nas expressas na carta, enriquecidas gradualmente a cada atividade. Mostre para os alunos como eles podem melhorar seus textos ao compartilhar seus pontos de vista e introduzir novas ideias e fortalecer seus pontos de vista a partir das críticas dos colegas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário