Quatro aplicativos para registrar suas aulas
Registrar as aulas é uma boa ferramenta para rever sua prática, compartilhar experiências, e manter um arquivo de suas atividades. Esse é o tema de capa da revista NOVA ESCOLA desse mês, mas não para por aí! Separamos 4 dicas de sites e aplicativos que podem te ajudar a organizar seus registros!
Evernote
Você pode encontrar no post “Chega de papelada! Conheça um aplicativo para ajudar você a se organizar” todas as informações sobre essa ferramenta, uma das mais famosas no ramo do arquivo digital. Além de reunir diversos tipos de materiais, como textos, links, imagens, gravações de áudio, ele ainda separa os temas por tags. Assim, você tem a opção tanto de buscar por uma aula específica quanto por registros sobre o mesmo assunto, permitindo compará-los e manter um arquivo. O sistema tem outra ferramenta interessante: ele reconhece palavras em imagens. Você pode tirar uma foto da lousa e salvar no programa. Quando precisar dela, ele vai reconhecê-la pela busca de palavras que estão dentro da imagem. É mágico!
Disponível em português? Sim.
Há possibilidade de compartilhamento? Só na versão business.
Quanto custa? Gratuito para versão básica. A versão premium custa R$ 10,00 por mês, permitindo também o uso offline; e a business, R$ 20,00 por mês, possibilitando também o compartilhamento dos registros com outro usuário business.
É compatível com que tipos de softwares? iPhone, Android e Smartphones com o sistema operacional da Microsoft, o WP7
Google Keep
O Google Keep, como outros aplicativos da Google, é bem fácil de usar e você pode entrar com sua conta do Google (Gmail, Youtube etc). Logo na página inicial, ficam disponíveis as anotações, os arquivos e as checklists que você criou. Ele disponibiliza também a função de lembretes, com avisos automáticos. Se você não precisar usar mais alguma nota da mesa, é só jogá-la para o arquivo. Caso você tenha um smartphone com o sistema Android, o programa sincroniza os arquivos que você fez pelo aplicativo móvel com a versão desktop (acessada pelo seu navegador). Apesar de ser interessante por ser muito intuitivo de usar e por ter a novidade da ferramenta de reconhecimento de palavras em imagens, ele não tem todas as ferramentas do Evernote, como o registro de áudios, por exemplo.
Disponível em português? Não, somente a página de “ajuda” é em português, mas é bem intuitivo.
Há possibilidade de compartilhamento? Não.
Quanto custa? Gratuito.
É compatível com que tipos de softwares? Windows, iOS, iPhone, Android e Smartphones com o sistema operacional da Microsoft, o WP7.
Padlet
O Padlet é bem parecido com o Google Keep, mas tem ferramentas extras. Ele dá a possibilidade de criar murais com suas anotações, o que pode ser bastante útil para levar em reuniões de avaliação e planejamento. As peças colocadas no mural são móveis e fáceis de criar, é só arrastar. Ele é fácil também para compartilhar com outros professores, pelo Facebook, Twitter, e-mail ou outras redes sociais e plataformas. Além disso, ele funciona como o Google Drive, em que várias pessoas podem editar o conteúdo ao mesmo tempo, basta entrar no item “privacidade” e compartilhar com os amigos que quiser. Outra ferramenta interessante é que o Padlet permite que seus murais sejam incorporados e compartilhados em páginas de outros sites e blogs. Você vai poder manter seu blog, com um toque a mais.
Disponível em português? Sim.
Há possibilidade de compartilhamento? Sim.
Quanto custa? Gratuito.
É compatível com que tipos de softwares? É um dos mais adaptáveis. O site do aplicativo explica, brincando: “Seu telefone, seu tablet, sua TV, sua geladeira – o Padlet funciona em tudo (Nota: ele pode não funcionar na geladeira)”
Zoho Creator
O Zoho é muito usado em ambientes corporativos, mas pode ser um aplicativo interessante para registro de aulas e outros arquivos. O diferencial dele é que você pode criar formulários para preenchimento dos seus registros de forma padronizada e é você mesmo que escolhe quais informações deseja para seu modelo. Ele tem todas as opções do Evernote e também do Google Keep, como checklists e lembretes, e muitas outras, como agendamento de pagamentos – muito utilizado em empresas. Apesar disso, o programa tem algumas opções em formato de programação, com códigos que podem ser complicados para quem não tem proximidade com essa linguagem.
Disponível em português? Não, somente o suporte técnico fica disponível em outras línguas e somente no modo empresarial.
Há possibilidade de compartilhamento? Sim, somente na versão para empresas.
Quanto custa? A versão básica custa $ 5 por mês (cerca de R$ 12); a profissional, com a possibilidade de acesso móvel, custa $ 10 por mês (cerca de R$ 24); e a empresarial, que permite o compartilhamento de arquivos, custa $ 15 por mês (cerca de R$ 36).
É compatível com que tipos de softwares? Windows, iOS, iPhone, Android.
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