Como tornar as avaliações externas aliadas ao processo de aprendizagem.
Sou gestora escolar há 20 anos e passei boa parte da minha carreira trabalhando na Educação Infantil. Em 2004, fui chamada para ser diretora na EMEF Professora Hilda Weiss Trench, de Ensino Fundamental, em Itapetininga. Estava entrando em um mundo novo e não me envergonho em dizer que eu e os demais professores desconhecíamos o funcionamento do Saeb e da Prova Brasil – as duas são ferramentas avaliativas focadas nos alunos dos 3ºs e 5ºs anos das escolas públicas do país.
Estávamos cientes de que não seria fácil atingir os resultados esperados, mas buscávamos referências sobre esses processos. As assessoras pedagógicas da rede nos auxiliaram bastante naquele momento.
Da primeira vez, não tiramos uma nota muito boa. Mas, ao longo dos anos, passamos a analisar as provas mais de perto e percebemos como poderíamos melhorar algumas ações da escola com base nos resultados obtidos.
Como aproveitamos os dados das avaliações
Ao recebermos os dados do MEC, fazemos uma comparação com os resultados dos anos anteriores. Dessa forma, avaliamos a evolução das notas da escola e também verificamos como estamos em relação a outras instituições do país, de São Paulo e de Itapetininga (essas informações estão disponíveis no documento enviado para nós). Realizamos também análises conjuntas com os exames internos e os socializamos com a comunidade escolar.
Olhando com mais atenção para esses dados, buscamos outras medidas para a melhoria da qualidade do ensino na escola. Para isso, revemos nossos conteúdos programáticos e criamos alguns projetos. Há algum tempo, por exemplo, elaboramos a Quarta Poética e os campeonatos que envolvem as áreas de conhecimento de Língua Portuguesa e de Matemática. Agora, eles são realizados todos os anos. Também instituímos uma oficina de jogos de estratégia no contraturno, como parte do programa Mais Educação.
Nesta semana mesmo tivemos uma reunião de pais durante a qual eu apresentei os dados para os familiares. Este ano, nosso Ideb ficou em 4,9, mas, para o ano que vem, já temos a meta de chegar ao 5,2! Apresentei aos presentes nossas melhorias em Matemática e Língua Portuguesa e avisei que já estamos fazendo algumas mudanças, como reformular o projeto de leitura e aumentar a pasta de texto.
É dessa forma ajustamos nossos processos, sempre pensando em com fazer com que os alunos aprendam mais e melhor.
E você, diretor e ou diretora, de que forma utilizam as avaliações externas para qualificar o processo de ensino e aprendizagem da sua escola?
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