Primeira semana de aula: a criação de vínculos
Risos, choros, abraços e beijos. Foram com essas ações que nos deparamos na última segunda, primeiro dia de aula, quando eu pude, enfim, dizer: “voltamos!”.
Preocupados com as angústias e as apreensões de alunos e pais – sentimentos normais em todo início de ano letivo –, eu e minha equipe escolar preparamos as atividades dos primeiros cinco dias com muito carinho para que todos se sentissem acolhidos. É sobre isso que vou falar hoje.
Como foi o primeiro dia de aula?
No primeiro dia de aula, todos os alunos e familiares foram convidados a adentrar a escola e passear pelos espaços que farão parte de suas vidas nesses 200 dias letivos. Nesse dia, temos o hábito de não colocar a lista de alunos e suas respectivas salas no portão da entrada. Tenho a impressão de que essa prática dá a sensação de distanciamento e é justamente isso que não queremos que aconteça, não é mesmo?
Depois da ambientação, fizemos uma recepção no refeitório, onde me apresentei e aproveitei para dar as boas vindas oficiais e agradecer por terem escolhido a nossa escola. Também pontuei quais são os horários de funcionamento da instituição e indiquei que a secretaria é o lugar onde eles poderão sanar qualquer dúvida que tiverem. Para esse trabalho, conto com as escriturárias Jéssica e Bruna.
Em seguida, pedi para que todos os funcionários da equipe escolar (serventes, merendeiras, auxiliares de educação, professores e caseiro) viessem para frente de todos, para que fossem conhecidos.
Feitas as apresentações, peguei as listas de alunos, chamei a frente os professores responsáveis por cada turma e chamei criança por criança, por nome e sobrenome. Os pais também participaram dessa atividade, porque foram convidados para acompanhar seus filhos à sala de aula, onde o docente deu as boas vindas.
O que fazemos nos outros dias da semana?
Nesta primeira semana de aula, enquanto estamos aguardamos orientações específicas das reuniões pedagógicas com o Departamento Técnico Pedagógico, da Secretaria Municipal de Educação de Itapetininga, preparamos várias atividades diferenciadas. Elas incluem todas as séries/anos. São as seguintes:
• Conhecendo os seus colegas: em roda ou em semicírculo, cada aluno se apresentará, falando o seu nome, o nome de seus pais e de irmãos, quem mora com eles, onde moram e o que esperam da escola;
• Conhecendo o espaço/escola: levamos os alunos para dar um passeio pela escola e conhecer todos os seus espaços;
• Conhecendo os horários: nessa atividade, apresentamos quais são os horários da escola. Falamos também que contamos com um sinal sonoro para avisar quais são os espaços de tempo reservados para almoço, lanche, recreio, aulas, entrada e saída;
• O que já sei fazer e o que vamos aprender: fica a critério do professor da turma escolher a maneira que realizará essa exposição. Ele pode indicar o conteúdo a ser trabalho no ano em forma de debate, por desenhos ou escrito em folhas. Ele também pede aos alunos que indiquem suas expectativas para o ano letivo;
• Harmonizar o ambiente: levar músicas conhecidas pelos alunos e cantam na sala de aula ou revistas em quadrinhos, livros, jogos para a faixa etária correspondente;
• Recorte, pintura e colagem: colocar uma música harmoniosa e disponibilizar tesouras, cola, folhas de papel, revistas, jornais velhos, lápis, borracha, lápis de cor, giz cera, pincéis, tintas guache ou outras. No final da atividade, fazer a exposição das atividades na sala de aula ou nos murais da escola;
• Contando histórias: a arte de contar histórias é vibrante e fascinante. Portanto, deixe a imaginação da criançada alçar outras dimensões, despertando sua criatividade. Se houver biblioteca na escola, fica muito mais emocionante realizar essa atividade lá, onde os livros pedem para serem lidos;
• Dinâmicas e brincadeiras na sala de aula: utilizar jogos de adivinhas, perguntas e respostas, jogos de forca, bingos de números, letras e palavras, jogo da velha, jogo do stop e outros;
• Brincadeiras de pátio: antes de levá-los para fora da sala, faça alguns combinados, como respeitar o espaço do outro. Feito isso, as brincadeiras de pátio acontecerão de forma mais organizada e poderão se diversificar. As crianças podem brincar de casinha, de amarelinha, bola, corda ou com os brinquedos que trouxeram de casa.
Todas essas sugestões foram distribuídas aos professores, que estão organizando-as da maneira que acham mais conveniente. Para nós, o mais importante é fazer com que os alunos se sintam acolhidos e seus pais fiquem tranquilizados.
E você, como acolhe seus alunos e os pais na primeira semana de aula? Compartilhem conosco as suas sugestões e práticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário