O que assegurar nos planejamentos do 1º semestre nas turmas de 4 e 5 anos?
Terminada a época de diagnóstico dos saberes dos pequenos, é hora de definir as sequências e projetos do primeiro semestre. São inúmeras as possibilidades nos diferentes eixos. Entretanto, é preciso cuidar do foco e ter clareza do que realmente queremos que as crianças aprendam. Neste ponto, vale a máxima: “menos é mais”.
Cabe ao coordenador pedagógico auxiliar os professores a fazer escolhas. Para tanto, acredito ser preciso pensar longitudinalmente, ou seja, em cada um dos eixos ao longo de toda a escolaridade na Educação Infantil. Se conhecermos bem quais são as expectativas de aprendizagem de cada um, poderemos orientar cada grupo, sugerindo as atividades e lembrando o que cabe ao nível anterior ou posterior, já que os professores, muitas vezes, querem dar conta de tudo num mesmo ano.
Sou defensora de fazer uma escala para distribuir os planejamentos ao longo do semestre. Não é preciso desenvolver atividades para todos os eixos concomitantemente, mas é bem pertinente elaborar sequências ou projetos com duração de dois meses ou, então, fazer as atividades do planejamento de movimento três vezes por semana no primeiro mês, para que as crianças aprendam brincadeiras que depois realizam com autonomia no parque e nos outros meses, reservam-se dois momentos de movimento, para que se possa encaixar outro eixo. Veja aqui um exemplo de quadro do primeiro semestre.
A turma de 5 anos e alguns eixos
Geralmente, a maioria das crianças dessa turma já frequentou a escola e são bastante autônomas. O interesse por atividades de Leitura e Escrita é bem grande e elas também são capazes de quantificar e gostam dos jogos de Matemática que envolvem desafios.
Em Arte, estão atentos aos detalhes e dispendem de bastante tempo nas suas produções.
Em Natureza e Sociedade, são inúmeros os temas que podem aguçar sua curiosidade para as pesquisas. Em Movimento, os jogos cooperativos ou de competição podem ser mais elaborados.
Veja aqui o quadro de expectativas de aprendizagem da turma de 5 anos que elaborei com um grupo de professores desse nível.
Abaixo, destaco para vocês algumas possíveis sequências para dois desses eixos.
Leitura e escrita. A primeira sequência nesse eixo deve envolver muitas atividades de leitura e escrita de listas de palavras. O trabalho com textos memorizados como parlendas, poemas ou músicas é mais adequado no segundo semestre.
Organizar as atividades em torno de possibilidades de ler e escrever listas de frutas, de comidas, de animais ou de personagens, como da turma da Mônica é bem pertinente. Também é preciso planejar situações para refletirem sobre a linguagem que se escreve, com muita leitura de textos de qualidade. A produção de texto oral com destino escrito pode estar atrelada ao projeto de Natureza e Sociedade, que certamente terá etapas de leitura e produção de textos informativos sobre o tema escolhido.
Matemática. Aqui, o desafio será resolver situações de quantificação para comparar quantidades, identificar e escrever os números. É uma boa situação didática, por exemplo, propor problemas envolvendo soma e subtração para que resolvam oralmente e na roda, explicitando como fizeram.
Os jogos com dados e baralho, o bingo e outros como guerra dos dados também devem estar no planejamento, mas, para isso, é preciso ter um número suficiente deles para que todas as crianças participem.
A turma de 4 anos e alguns eixos
Nessas turmas, geralmente, algumas crianças estão vindo pela primeira vez à escola. Por isso, brincadeiras com músicas e jogos orais são muito bem-vindos. Na Leitura e Escrita, o foco é a escrita convencional do próprio nome e a leitura dos nomes dos colegas. EmMatemática, muitas brincadeiras envolvendo a série numérica oral convencional e a quantificação. Em Natureza e Sociedade, um projeto para pesquisar um grupo de animais também é bem instigante.
Abaixo, destaco para vocês algumas possíveis sequências para dois desses eixos.
Oralidade e Leitura. Memorizar poemas ou parlendas para apresentar num sarau possibilita atingir os objetivos de oralidade e elaborar inúmeras atividades de leitura, como tentar fazer o ajuste da fala (passando o dedinho) ao escrito, enquanto recita o texto que sabe de cor.
Outra atividade interessante e que estimula as crianças ajustarem o falado ao escrito é quando o professor escreve, na frente dos pequenos, o texto em um cartaz que ficará exposto. Assim, eles terão o professor como modelo e o texto disponível para situações de leitura.
Em relação à escrita, trabalhar com nomes próprios é o ideal.
Veja o quadro de expectativas de leitura e escrita da turma de 4 anos clicando aqui.
Natureza e Sociedade. Os pequenos são pesquisadores natos, curiosos e com muitos “porquês”. Portanto, definir um grupo de animais que possibilite comparações e levantamento de hipóteses, por cerca de dois, no máximo três meses, é ideal. Neste ponto, o cuidado é com a escolha do tema. É sempre mais instigante incentivá-los a pesquisar um tema sob sua própria ótica. Exemplo: em vez de sugerir “mamíferos”, que tal sugerir “animais gigantes”, como eles próprios falariam? Então, nessa pesquisa entrarão elefantes, baleias, emas e ursos.
Além desses eixos que exemplifiquei, ainda existem os outros, como Movimento, Artes Visuais e Música, para desenvolver as sequências, os projetos e as atividades permanentes. Todos eles precisam ser bem planejados, como o momento da roda de conversa e da hora da história, que devem acontecer diariamente na rotina das turmas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário