quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Dicas para um professor novato na EJA

Aula de alfabetização de jovens e adultos no Centro Municipal de Educação do Trabalhador Paulo Freire
Para a maioria dos professores, dar aulas na Educação de Jovens e Adultos acontece “meio sem querer” na carreira. No período de atribuições de aulas, é comum que alguns professores não consigam completar a carga horária, como dizemos no jargão das escolas. E aí, aparecem as aulas de EJA para fechar melhor o horário do professor.
Foi esse o seu caso? Para mim, foi uma opção, mas conheço professores que iniciaram “meio sem querer” e depois se tornaram excelentes docentes da EJA.
Muitas vezes, o professor novato nessa modalidade de ensino costuma se preparar da mesma maneira como faz para o ensino regular. E então podem aparecer muitas surpresas.
Como contei a vocês no post anterior, minha experiência no primeiro dia de aula foi marcante e apontou como esse trabalho seria interessante e cheio de desafios! O que quero enfatizar é o seguinte: a EJA tem peculiaridades que não podem ser esquecidas.
Pensando nisso, preparei esta lista com dicas que podem ser úteis para um iniciante na EJA:
Reserve bastante tempo para explicar a proposta de cada aula. Na EJA, você pode encontrar alunos retornando à escola depois de muito tempo ou que estejam pela primeira vez em uma sala de aula. Portanto, embora algumas atividades sejam muito frequentes no cotidiano escolar, os alunos da EJA podem não conhecê-las. A atividade que pede ao aluno para “preencher as lacunas”, por exemplo, é velha conhecida dos estudantes regulares, pois aparece desde as primeiras séries do Fundamental, mas é possível que alunos da EJA ainda não tenham tido contato com ela. Nesse caso, mesmo o vocabulário do enunciado precisa ser esclarecido. Outro exemplo de tarefa que precisa ser bem explicada é o ato de resolver questões em uma folha e passar as respostas para um gabarito.
Preocupe-se com os procedimentos escolares. Esta dica complementa o item anterior. Como vários alunos não têm familiaridade com esses afazeres, ensine aqueles que você julga importante. Isso é mais natural para os professores polivalentes do Fundamental 1, mas poucos professores especialistas dão importância a esse aspecto (aliás, isso vale também para o ensino regular). Alguns exemplos do que pode ser necessário explicar aos alunos: buscar palavras no dicionário, organizar uma tabela, copiar esquemas da lousa etc.
Preste atenção ao ritmo da turma. Se você já tem experiência com sala de aula, quaisquer que sejam os alunos, já sabe que cada turma tem o seu ritmo. Acho que um bom começo é imaginar que uma atividade para EJA costuma tomar mais tempo que no ensino regular, justamente porque muitos alunos não estão familiarizados com os procedimentos escolares e, por isso, podem demorar para encontrar uma página no livro, copiar uma questão da lousa ou construir uma tabela. Nas primeiras atividades que propuser, fique atento ao tempo de duração de cada atividade para ajustar o planejamento das aulas seguintes.
Prepare-se para os alunos rápidos. É muito grande a chance de que você tenha alunos com ritmos variados. Se por um lado é preciso garantir que todos tenham tempo suficiente para realizar as tarefas, por outro é necessário propor outros desafios para que os que já têm desenvoltura avancem mais. Comece verificando se esse aluno mais rápido executa a tarefa com qualidade. Se não for o caso, peça que ele melhore os detalhes da tarefa, como ortografia ou acabamento. Se for, tenha sempre uma atividade extra, relacionada ao assunto, já preparada para os alunos mais rápidos.
Cuidado com a infantilidade. Tenha em mente que algumas atividades que se encaixam bem no ensino regular soam infantis para a EJA. Especialmente no Ensino Fundamental, várias propostas são adequadas para crianças e adolescentes, mas não para adultos. Esse é o caso de muitos jogos, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário