quarta-feira, 30 de julho de 2014


Espaço: a organização também é uma intervenção pedagógica


Na Educação Infantil, a conquista da autonomia é um dos principais objetivos. Por isso, a organização do espaço é determinante na aprendizagem das crianças (Foto: Gabriela Portilho)
Na Educação Infantil, a conquista da autonomia é um dos principais objetivos. Por isso, a organização do espaço é determinante na aprendizagem das crianças (Foto: Gabriela Portilho)
Nas salas de aula da Educação Infantil, a organização do espaço, dos materiais e dos brinquedos é determinante na aprendizagem das crianças. Nessa etapa da escolaridade, a progressiva conquista da autonomia é um dos principais objetivos.
É fundamental sempre reorganizar as salas de aula, com a renovação de cartazes, listas e jogos, o descarte de materiais e brinquedos quebrados ou sem peças, a arrumação do canto da leitura e a troca da temática do canto de faz de conta. Se no semestre passado era uma cozinha, agora pode ser um pet shop, um supermercado ou uma fazendinha. Assim, a turma pode inventar novas brincadeiras.
Para fazer tudo isso, o professor precisa de tempo e do apoio da equipe gestora. Vamos refletir sobre como você pode ajudar?
Formação com foco no espaço
Antes de partir para a organização, é interessante fazer uma formação coletiva sobre a importância do espaço na aprendizagem dos pequenos. A discussão deve tratar, inclusive, sobre a questão estética e a forma como um ambiente “clean” interfere no bem-estar de todos.
Acredito que não há nada melhor que refletir e discutir coletivamente para potencializar o olhar de cada professor.
Uma possibilidade bacana é visitar outra instituição com o olhar na organização do espaço.  É impressionante como existem soluções extraordinárias para os cantos de faz de conta, leitura e prateleiras de arte e jogos. Conheci um canto que era uma churrasqueira muito bacana e toda feita de caixas de papelão com direito a vários acessórios. A criançada curtia muito!
Se não for possível se deslocar, dentro da própria escola já será possível ampliar o olhar do professor se planejarmos uma reunião com esse foco.  Abaixo, compartilho com vocês uma proposta de pauta para esse encontro, que deve ser compartilhada previamente com os professores.
Pauta da formação sobre espaço
  1. Cada professor responde individualmente a questão: “Como a organização do espaço interfere na aprendizagem das crianças?”.
  2. As respostas são socializadas e ampliadas com base na leitura de um trecho do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – Volume 1 (cliqueaqui para acessar o documento ) que trata da acessibilidade dos materiais.
 Outro ponto importante a ser ressaltado diz respeito à disposição e organização dos materiais, uma vez que isso pode ser decisivo no uso que as crianças venham a fazer deles. Os brinquedos e demais materiais precisam estar dispostos de forma acessível às crianças, permitindo seu uso autônomo, sua visibilidade, bem como uma organização que possibilite identificar os critérios de ordenação.
É preciso que, em todas as salas, exista mobiliário adequado ao tamanho das crianças para que estas disponham permanentemente de materiais para seu uso espontâneo ou em atividades dirigidas. Este uso frequente ocasiona, inevitavelmente, desgaste em brinquedos, livros, canetas, pincéis, tesouras, jogos etc. Esta situação comum não deve ser pretexto para que os adultos guardem e tranquem os materiais em armários, dificultando seu uso pelas crianças. Usar, usufruir, cuidar e manter os materiais são aprendizagens importantes nessa faixa etária. A manutenção e reposição destes materiais devem fazer parte da rotina das instituições e não acontecer de forma esporádica. (RCNEI, Volume 1 – página 71)
  1. Os professores são convidados a visitar todas as salas de aula e preencher a seguinte tabela, com base na observação.
Número da sala……………….……………….……………….
Boas soluções……………….……………….……………….
Sugestões de melhoria……………….……………….……………….
De volta à sala de reuniões, todos compartilham as anotações.Se houver mais de cinco professores na reunião, é pertinente que preencham os impressos em duplas. Diga a eles que a ideia é poder contar com o olhar de diferentes pessoas e que, coletivamente, podemos potencializar as organizações das diferentes salas.
  1. Por fim, cada professor vai à sua sala para começar o trabalho.
Como é a sala ideal de Educação Infantil
Abaixo, listei alguns detalhes que merecem atenção e que acredito fazer toda a diferença na sala de aula:
  • Salas com muitos enfeites ficam poluídas. Os materiais e brinquedos já são suficientemente coloridos para deixar o ambiente alegre;
  • Cartazes e listas devem ficar ao alcance dos olhos das crianças, afinal, a função é despertar o comportamento leitor, ainda que as crianças pequenas só o imitem no início da escolaridade;
  • O ato de forrar prateleiras com papel deve ser repensado. Em pouco tempo, ele rasga, descola ou desbota, deixando o ambiente mal arrumado;
  • Quando se tem muitos brinquedos ou jogos de encaixe é possível fazer um revezamento, guardando alguns e disponibilizando outros semanalmente;
  • Pintar, encapar e identificar latas para canetas e pincéis e caixas de jogos, para folhas de desenho ou objetos de pintura é uma boa alternativa para facilitar o acesso das crianças.
São muitas as possibilidades de melhoria no espaço e na organização dos materiais, inclusive nos ambientes de responsabilidade do coordenador, como a sala de formação e os materiais de uso coletivo dos professores. Por isso, que tal reservar um tempinho para cuidar dessa arrumação? 

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