Quando o final do ano letivo se aproxima, começamos a fazer avaliação de tudo. Queremos saber como está a aprendizagem das crianças, o que deu certo ou errado nos planejamentos de cada eixo, o que funcionou ou precisa ser repensado nos projetos institucionais e por aí vai. E é claro que a avaliação do trabalho desenvolvido pelos professores também faz parte!
Neste momento, no entanto, essa atividade se diferencia de outros períodos do ano, como a do fim do primeiro semestre, quando temos o objetivo de realizar redirecionamento de foco ou aperfeiçoamento de algum aspecto. No final do ano, já não há mais tempo para efetuar mudanças, portanto, a finalidade da avaliação é reconhecer e valorizar o trabalho de cada profissional.
Vou dar um exemplo para ficar mais claro. Se um professor ainda tem muito a aprender e melhorar na prática dele, isso já deveria ter sido trabalhado em alguma reunião de formação ou diretamente com ele, caso contrário, essa questão deve ser registrada pela equipe de direção (o acesso a essas anotações é restrito) para que, no início do ano seguinte, o docente receba suporte pedagógico caso continue na escola.
Agora em dezembro, o que interessa é destacar particularidades do trabalho de cada professor. Todas as pessoas são passíveis de elogio, a depender de seus saberes e esforços. Então, se um profissional teve um desempenho muito bom em sala de aula, ele deve ser elogiado. Se outro não foi tão bom, mas fez um ótimo trabalho de parceria com as famílias, é esse aspecto que deve ser reconhecido. Agora, se um docente ainda tem muito que melhorar, mas se esforçou para participar e contribuir com materiais nos planejamentos, isso pode ser valorizado. O importante é não fazer comparações, mas investir no relacionamento e na autoestima dos profissionais. Afinal, lidamos com seres humanos.
Sugestão de avaliação
Em uma reunião com os professores, distribua um cartão personalizado para os participantes, com o nome de cada um. Esse cartão passará por cada colega, pelo diretor e pelo coordenador para que todos possam escrever uma qualidade da pessoa em questão. No final da atividade, cada profissional recebe o seu, em forma de registro da avaliação de final de ano.
Acredito que essa dinâmica é bem bacana, pois muitas vezes nem imaginamos como cada um é visto no grupo. Todos encontram palavras de elogio e de reconhecimento para os colegas. O compartilhamento da leitura dos cartões é opcional.
Você concorda que final de ano é tempo de reconhecimento? Como garante que isso ocorra aí na sua escola?
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