Não me considero uma acumuladora, mas confesso que sempre acho bom guardar impressos que ainda não estão digitalizados, exemplares de revistas ligadas à Educação e matérias publicadas em jornais que podem servir de referência para uma formação de professores ou uma reunião com as famílias. Outra mania é juntar caixas, sucatas e acessórios que podem compor um canto de faz de conta ou virar peça de jogos.
É claro que, depois de um ano inteirinho de muito trabalho e investimentos em materiais e planejamentos, é hora de verificar o que, de tudo o que usamos, precisa mesmo ser guardado, o que pode ser reaproveitado no ano que vem depois de passar por reparos e o que deve ser descartado. Por isso, eu já comecei a organizar os impressos e escolher o que deve ou não ficar, tomando cuidado para não descartar cadernos com registros e produções de crianças que mostram diferentes fases da escrita de palavras e números. Esses documentos são uma preciosidade como material a ser utilizado nas formações.
Nas salas de aula também há muito que organizar. Para tanto, haverá um dia não letivo no qual os professores dos dois períodos estarão dedicados somente a fazer isso e os funcionários serão divididos para auxiliar nas classes, retirando cortinas, lavando peças, entre outras atividades. Enfim, tem muito serviço a ser feito.
Para nortear a organização, eu e a equipe docente elaboramos a seguinte lista de tarefas:
- Conferir quais jogos estão completos, quais estão faltando peças, mas podem ser juntados com os de outra sala para ficar completo e quais precisam mesmo ser descartados.
- Retirar tudo dos armários para ser limpo e listado.
- Elaborar uma listagem dos livros que compõem o cantinho da leitura e guardá-los dentro do armário.
- Separar cartolinas, papéis laminados, camurça e papel kraft que restaram: as folhas inteiras voltam para o almoxarifado, as outras podem ser recortadas e guardadas para serem utilizadas no canto da colagem no próximo ano.
- Lavar todos os acessórios dos cantos de faz de conta e colocá-los em caixas identificadas.
- Separar sobras de lápis de cor e canetinhas, tesouras, acessórios de modelagem, pincéis e outros que podem ser reaproveitados.
- Separar por cor as sobras de giz de cera e entregar ao funcionário responsável pelo almoxarifado. Ele vai derretê-los e criar outros formatos.
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